A Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos capturou na manhã desta quarta-feira (4) uma cobra falsa-coral na rua dos Médicos, Cidade Tupinambá, região do Pimentas. O réptil estava em meio a materiais de marcenaria em uma garagem quando foi visto pelo proprietário, que fez contato com a Central de Atendimento 153 e solicitou apoio para a retirada da serpente. Após a captura, os agentes encaminharam o animal ao Instituto Butantã para cuidados veterinários.
A espécie encontrada não tem veneno, mas possui alta proximidade na aparência com a peçonhenta coral-verdadeira, uma vez que a falsa-coral imita sua coloração para se camuflar e impedir que predadores a capturem.
A similaridade entre elas não permite ao leigo identificar se a cobra é peçonhenta, portanto o munícipe deve comunicar os órgãos competentes caso encontrem uma serpente semelhante.
A Central de Atendimento da (GCM) recebe chamados para resgate de animais 24 horas, todos os dias da semana, pelo telefone 153.