Pais e alunos da Escola Estadual Homero Rubens de Sá, na região da Vila Galvão, reclamam de falta de água no horário de aulas. Moradores do entorno dizem que o bairro passa por racionamento em dias alternados.
Dois alunos do 8º ano disseram que foram orientados a levar garrafinhas de água de casa. “O problema são os banheiros, às vezes as portas estão fechadas para evitar o uso, e quando está aberto é quase impossível utilizar por causa da sujeira”, explicou um dos alunos.
Bernardete Santana, de 68 anos, tem um neto que estuda na escola. Ela conta que o menino costuma chegar em casa contando sobre o problema. “Ele fala que o banheiro está sujo, e pede para eu reclamar na escola para dispensar mais cedo ou não ter aula, eu imagino para as meninas como deve ser, mas eu sei que o problema é geral, aqui no bairro mesmo não tem água todo dia”, contou.
A diretora da escola, professora Silvia Inês da Silva, negou o fechamento dos banheiros e explicou que a escola possui um reservatório de água que tem capacidade para suprir as necessidades em dias que o bairro passa pelo racionamento de água e afirmou que os banheiros são limpos regularmente por funcionários. Quanto às garrafinhas de água, Silvia diz que alguns professores orientam que os alunos levem com o intuito de enche-las durante o período de permanência na escola para evitar a circulação durante as aula para evitar que sejam feitas interrupções que atrapalhem os demais.