Assim como outros ginásios esportivos municipais de Guarulhos, de responsabilidade da Prefeitura, o de Ginástica Olímpica Bonifácio Cardoso, localizado na Vila Tijuco, inaugurado em junho de 1992 durante a gestão do ex-prefeito Paschoal Thomeu, faz suas vítimas pela falta de infraestrutura. Contato com fezes de pombos e lesões causadas por equipamentos deteriorados pelas ações do tempo estão provocando o afastamento de atletas que usam a estrutura.
De acordo com mães de alunas que utilizam o ginásio para treinamentos de ginástica, os problemas com fezes de pombos são recorrentes e estão causando o afastamento de algumas delas por problemas respiratórios. Estas são semelhantes à meningite, como histoplasmose e criptococose ou a clamidiose (bactéria), que causa sintomas variados, de febre a problemas na respiração. Além deste problema, elas ressaltam a precariedade dos equipamentos, que seriam responsáveis por lesões nas meninas.
“Tudo isso é verdade. No começo do ano teve uma conversa para os próprios pais estarem colocando esta tela em volta para evitar a entrada dos pombos, mas não foi permitido pela Secretaria de Esportes. Eles negaram e disseram que não poderiam fazer isso, mas o pombo entrar e defecar pode. E não está tendo material para os funcionários fazer a limpeza e não tem mais a ajuda de custo. Eu pretendia tirar a minha filha por conta da precariedade”, relatou uma mãe que preferiu não se identificar.
A reportagem procurou o secretário de Esportes, Wagner Freitas, por telefone, mas ele ressaltou a necessidade de enviar questionamentos, via e-mail. Já o diretor da Pasta, Ulisses Pinto, afirmou que existem problemas no ginásio, porém, explica que uma equipe de manutenção realiza, sempre que necessário, a limpeza do ambiente e os reparos nos equipamentos.
“Aqui precisava realmente ter uma tela para proteger. Tem problemas. Mandamos funcionários na semana passada para lá, mas também precisa de pintura, montar esta tela. Temos problemas. Não podemos ficar mascarando. No meio desta tempestade toda tem coisas que precisam ser relevadas e o que é bom ninguém noticia”, justificou o diretor.
Inaugurado em junho de 1992, o ginásio de Ginástica Olímpica Bonifácio Cardoso foi o local onde a ginasta da Seleção Brasileira e do Flamengo (RJ), Rebeca Andrade, deu os seus primeiros saltos na modalidade esportiva. Sob a coordenação da técnica Rose Cerqueira, a estrutura recebe aproximadamente 400 atletas entre profissionais ou de iniciação esportiva. Destes, cerca de 10% participam de competições de alto rendimento.