Após mais de 30 dias passando por transtornos pela ausência de ligação do esgoto de sua casa ao da rua, um funcionário público morador do Jardim Santa Clara recebeu nesta quarta-feira medida paliativa do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
Residente na rua Ferdinando Paluan há 12 anos, Marcos Vecchiato, 56 anos, descobriu que a caixa de esgoto existente na calçada de sua casa não faz a ligação com o esgoto da rua ao contratar serviço para manutenção de um vazamento no quintal da casa.
"Contratei uma pessoa para consertar e toda a garagem foi quebrada, pois aproveitamos para trocar o piso. Mas constatamos que a caixa de esgoto da minha calçada estava inativa", explicou o morador, que desde então está utilizando a garagem cedida por um vizinho, já que não há como estacionar o carro por conta da obra.
Com a constatação do problema, Vecchiato solicitou a ligação junto ao Saae em uma unidade do Fácil. Após alguns dias, quando contatou a aquela autarquia para obter uma previsão para a solução, obteve a informação de que o serviço só poderia ser feito daqui há seis meses, já que sua rua teve o asfalto recapeado recentemente. "O Saae informa que, por questões legais, o asfalto só poderia ser quebrado para manutenções passado este período", conta ele.
Após receber a visita de um profissional do Saae, que vistoriou o local ontem, Vecchiato terá de acatar uma medida paliativa. "O técnico informou que, para que eu não espere tanto tempo para terminar o serviço da garagem, pode conectar minha rede de esgoto à caixa do vizinho provisoriamente, já que assim só quebrará a calçada", contou. O morador alega que passados os seis meses apontados pela lei, poderá solicitar a ligação em sua caixa.
Reclamação – O morador comenta ainda que durante todo o tempo em que passou a residir no local, suas contas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) sempre vieram com a cobrança de ligação de esgoto. "É um absurdo, principalmente pelo fato de pagarmos por anos por um serviço que não temos", disse ele.
Vecchiato afirma que, de acordo com o técnico do Saae, ainda que não haja ligação da rede de esgoto a taxa do serviço é automaticamente cobrada. Em casos de ausência da ligação, o serviço deve solicitado em unidades do Fácil. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento do Saae, 0800 10 10 42.
Mesmo diante da informação, o morador alega que pretende averiguar juridicamente se há possibilidade de reembolso das taxas já custeadas por ele até então.