Quando anoitece os habitantes das ruas Iruá e Santa Terezinha, no bairro Vila Barros, sofrem com a falta de iluminação pública nas vias e temem pela falta de segurança do local. Segundo os moradores já ocorreram diversos assaltos a pessoas e estabelecimentos e uma mulher foi morta. "Nós ficamos com muito medo quando escurece", afirma o comerciante Silki João da Silva, de 64 anos.
Na rua Iruá somente o final da via não possui iluminação. Eles alegam que o poste está apagado por uns quatro meses, mesmo com diversas reclamações na bandeirantes nada foi feito. "Vieram aqui à noite, olharam, mas não arrumaram o nosso problema", conta uma moradora da rua que não quis se identificar.
Questionado o Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura de Guarulhos esclareceu que a manutenção dos postes de energia fica a cargo da concessionária EDP Bandeirante Energia. A empresa informou que encaminhará uma equipe técnica ao local para verificar o caso. E ressaltou que em casos como este ou em outros os moradores devem solicitar o serviço de manutenção de iluminação pública junto à distribuidora por meio dos canais de atendimento como o call center, no 0800 721 0123, pelo site www.edpbandeirante.com.br e por meio das agências de atendimento. Para isso é preciso que o cliente informe à concessionária o endereço completo onde está a iluminação pública e, se possível, forneça algum ponto de referência do local.
Já na rua Santa Terezinha, travessa da Iruá, há um poste apenas no começo da via, e todo o resto do trajeto não possui iluminação. A prefeitura disse que prevê ainda a implantação de 20 mil novos pontos de iluminação espalhados pela cidade.