Cinema

Família Livina traz algumas novidades na linha 2012

Linha 2012 da Nissan traz motores nas versões 1.6 e 1.8

Novos acabamentos, mais versões e equipamentos de série. Esses são os destaques da linha 2012 da família Livina, que chega ao mercado este mês. A grande novidade é a decisão da Nissan de estender a produção da série especial Night & Day, criado para modelo 2011. Já o Livina X-Gear volta a ter a versão 1.8 SL automática, além da versão 1.6 SL manual. Ao todo, são nove versões que compõem a família 2012. Cinco opções de Livina (1.6 MT, 1.6 S MT, 1.6 S N&D, 1.6 SL MT e 1.8 SL AT), duas de Grand Livina (1.8 S MT e 1.8 SL AT) e duas de X-Gear (1.6 SL MT e 1.8 SL AT). Entre as versões do Livina 2012, quatro vêm com motor 1.6 16V e câmbio manual, e a topo de linha com motor 1.8 16V com câmbio automático, todas flex fuel.

O monovolume parte de R$ 43.990 e vem equipado com direção com assistência elétrica, travas, vidros e retrovisores elétricos, ar condicionado e airbag para motorista, entre outros itens. Agora passa a ter também os pára-choques totalmente na cor do veículo e desenho diferenciado no spot de luz central interno.

A partir da versão 1.6 S, com preço de R$ 46.490, está disponível também air bag para o passageiro, rádio CD Player com função MP3, rodas de liga leve de 15", pneus 185/65R15, e os novos itens como grade cromada, alarme e novo revestimento em tecido escuro para bancos, carpete e paineis de porta.

Já na versão SL, além dos itens da versão S, há também farois de neblina dianteiros e sistema de freios com ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e BA (assistência de frenagem que aplica toda a força de frenagem no sistema quando sensores detectam que o pedal do freio foi acionado abruptamente). Para melhorar ainda mais a percepção de robustez e aperfeiçoar o design, o modelo 2012 ganhou rack no teto. Outras novidades são o apoio de braço para condutor e o novo revestimento dos bancos e paineis de porta lisos em couro escuro. O preço é de R$ 51.690.

No caso da versão SL 1.8 Automática, de R$ 54.790,00, houve a inclusão também do ar condicionado com controle automático e digital e da exclusiva chave inteligente I-Key, que dispensa o uso de chave para abertura das portas e para a partida do motor.

De acordo com a Nissan, devido à grande demanda, a linha 2012 do X-Gear teve o retorno da versão 1.8 SL automática, além da versão 1.6 SL manual, com preços de R$ 56.990 e R$ 53.290, respectivamente. Além dos itens de conforto e segurança já presentes no Livina, o X-Gear traz ainda exclusiva grade dianteira cromada e para-choque que abriga os farois de neblina de série.

Grand Livina 2012

A linha 2012 do Grand Livina chega com mais equipamentos. São duas versões de acabamento, que contam com o mesmo motor 1.8 16V Flex fuel existente no Livina e X-Gear. A versão 1.8 S apresenta câmbio manual de 6 marchas com preço de R$ 54.290,00 e a 1.8 SL, transmissão automática, sai por R$ 62,290,00. Ambas trazem agora pára-choques totalmente na cor do veículo.

A versão 1.8 S MT ganhou também alarme perimétrico e um novo desenho do spot de iluminação interna central. Conta ainda com ar-condicionado, air bag duplo, grade frontal cromada, vidros e retrovisores com acionamentos elétricos, rodas de liga aro 15", rádio AM/FM/CD Player com função MP3, direção elétrica, travamento central das portas, código imobilizador do motor e desembaçador traseiro.

Já a versão topo de linha 1.8 SL AT traz detalhes como volante com revestimento de couro e o novo design de bancos em couro, com a parte central perfurada e cor preta que proporciona melhor sensação de conforto aos ocupantes, além dos paineis de porta com design liso e a chave inteligente I-Key. Vem ainda com apoio de braço para o condutor, seis alto-falantes, ar condicionado automático e digital, faróis de neblina, transmissão automática e sistema de freios com ABS, EBD e BA.

Motorização

O Livina e o X-Gear oferecem duas opções de motorização: 1.6 1.6V e 1.8 16V, ambas flexfuel. O propulsor 1.8 16V gera potência de 125 cv a 5.200 rpm quando abastecidos com gasolina, e de 126 cv, na mesma rotação, quando abastecidos com álcool.

O torque máximo é de 17,5 kgfm a 4.800 rpm com qualquer um dos combustíveis, e a taxa de compressão é de 9,9:1. Segundo dados da marca, o consumo com gasolina é de 11,6 km/l na cidade e de 17,2 km/l em rodovias. Com o uso do etanol, o propulsor percorre, respectivamente, 7,0 km/l e 10,3 km/l.

Já na versão 1.6 16V, com câmbio manual de cinco velocidades, os monovolumes têm consumo de 12,8 km/l quando roda com gasolina em ambiente urbano e 17,5 km/l na estrada. Com álcool, os valores ficam, respectivamente, em 7,7 km/l e 10,5 km/l.

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