As cerca de duas mil famílias que ocupavam uma antiga fábrica de plásticos na Avenida Itaoca, um dos acessos ao Complexo de favelas do Alemão, na zona norte do Rio, deixam o terreno sem resistência até o fim desta manhã. A operação de reintegração de posse da Polícia Militar, com ordem expedida pelo Tribunal de Justiça do Rio, começou por volta das 4h desta terça-feira, 16.
Os ocupantes estão sendo levados ao Olaria Atlético Clube, a cerca de 4km de distância, onde estão sendo cadastrados em programas sociais.
Segundo o porta-voz da PM, tenente-coronel Cláudio Costa, a maior parte dos ocupantes está saindo voluntariamente e, ao fim da operação, oficiais de Justiça acompanhados de militares do Batalhão de Grandes Eventos vão percorrer o terreno da fábrica para verificar se ainda há algum ocupante. A PM informou que, desde segunda-feira, alguns ocupantes já deixavam o terreno da fábrica.
As famílias negociam com os governos estadual e municipal sua inclusão na lista para receber imóveis do Minha Casa Minha Vida e o chamado “aluguel social”, uma ajuda de custo paga pelo Executivo até que os novos apartamentos sejam entregues. A operação interditou várias vias da região, como a Avenida Itaoca e as Estradas do Itararé e do Timbó.