Cidades

Farmácia de Alto Custo está com falta de leite para pacientes alérgicos

Uma formula de aminoácidos que substitui a alimentação de crianças com alergia aos nutrientes do leite de vaca e de soja estaria em falta na Farmácia de Alto Custo, mantida pelo Governo do Estado, em Guarulhos.
 
A leitora Tatiana Gomes Da Silva, de 30 anos, contou que seu filho de 1 ano e 4 meses tem alergia ao leite de vaca.  “Desde que ele tinha 35 dias de vida nós já tínhamos o diagnostico, ele era alimentado apenas com leite materno e depois passou a consumir um leite especifico”, explicou. O medicamento se chama Neocate e custa cerca de R$160 cada lata que dura 3 dias, e é distribuído gratuitamente nas Farmácias de Alto Custo.
 
Segundo Tatiana,uma vez por mês ela precisa ir até a Farmácia para retirar 8 latas. Porém desde o dia 14 de janeiro o produto está em falta.  “Todos os dias eu ligo lá na farmácia para verificar se o leite chegou e a resposta é sempre negativa” explicou.
 
Ainda segundo Tatiana o problema não acontece apenas em Guarulhos. Tatiana faz parte de um grupo de mães no Facebook que se ajudam em situações parecidas e a reclamação é geral. “Eu consegui o leite do meu filho com uma mãe deste grupo”, contou.
 
Sem se identificar a equipe GuarulhosWeb ligou para a Farmácia e confirmou que o leite está em falta. A atendente disse que não há previsão para a chegada.
 
Através de nota, a Farmácia de Distribuição de Medicamentos Excepcionais de Guarulhos esclareceu que o produto em questão não faz parte da lista definida pelo Ministério da Saúde para distribuição na rede pública.
 
Ainda segundo a nota, o Estado de São Paulo fornece o leite especial por iniciativa própria e com recursos do tesouro estadual. Houve desabastecimento temporário e pontual da fórmula alimentar Neocate, fruto de um aumento inesperado de demanda. Nova compra foi realizada e o produto estará disponível na farmácia nos próximos dias.
 

Posso ajudar?