Educação

Fatec Guarulhos retoma aulas presenciais

Aulas presenciais marcaram o início desta semana em boa parte das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Autorizadas pelo Plano São Paulo – estratégia do Governo do Estado de São Paulo para vencer a pandemia de COVID-19 –, as atividades estão sendo realizadas com respeito às orientações das autoridades sanitárias.

Na unidade de Guarulhos, localizada na região do Parque Cecap, mais de 70 ingressantes foram recebidos nos turnos da manhã e tarde. “Deu vida à faculdade. Foi bom ver a escola funcionando”, relata a diretora do polo, Mariluci Martino.

Novas regras

Recentemente, o Governo de São Paulo autorizou a retomada das aulas presenciais na Educação Básica (que inclui as Etecs) para todos os alunos, respeitando os limites das instalações físicas e o cumprimento dos protocolos sanitários, a partir de agosto. No Ensino Superior, o número de estudantes não poderá ser superior a 60% da capacidade em cada período.

Apenas nas cidades em que houver decreto municipal limitando as atividades escolares é que não ocorrerão aulas presenciais. Para os alunos, o retorno é facultativo neste momento e para os que optarem por não voltar, serão garantidas as aulas remotas. Para atender ao distanciamento de, no mínimo, um metro é possível que as escolas tenham que organizar um revezamento de alunos nas salas de aula. Portanto, as unidades do CPS ofertarão aulas presenciais e online, para que todos os estudantes tenham acesso ao conteúdo. Vale ressaltar a importância do contato humano, pessoal e presencial, nesse momento em que muitos jovens estão mais sensíveis em consequência das perdas e incertezas com a situação atual.

O Paula Souza criou, ainda em 2020, um protocolo baseado nas orientações das autoridades sanitárias e comprou itens como máscaras de proteção, face shields, totens, tapetes sanitizantes, termômetros digitais e álcool em gel, visando contribuir para a segurança dos alunos, professores e servidores administrativos.

Posso ajudar?