O faturamento dos supermercados mineiros teve leve recuo de 0,03% em maio ante o mesmo mês de 2014. Na comparação com abril houve retração de 0,16%. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, a receita bruta do setor em Minas Gerais avançou 0,70% frente ao mesmo período do ano passado. Os dados, que são deflacionados pelo IPCA, são do Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (Amis), com empresas de todo o Estado.
Como observado nos meses anteriores, o desempenho dos estabelecimentos mineiros ficou abaixo da média nacional. Nessa segunda, 29, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou que em maio ante maio de 2014, o faturamento dos estabelecimentos nacionais cresceu 0,34%. Porém, na comparação ante abril, quando houve queda de 2,53% e no acumulado do ano até maio, quando há crescimento de 0,59%, Minas Gerais apresentou performance melhor.
De acordo com a Amis, a diminuição do faturamento em maio se deve à base de comparação forte em abril. Naquele mês, o setor teve um desempenho maior devido às vendas motivadas pela Semana Santa/Páscoa. Entretanto, os supermercadistas mineiros apostam na apuração de resultados melhores em junho e julho por acreditarem num clima mais positivo na economia do País.
Desempenho regional
Na análise por região, em maio ante abril, o destaque positivo foi para a região central do Estado, com crescimento de 2,27% da receita bruta, além do Norte, com aumento de 1,11%. Já as quedas mais acentuadas ocorreram no Centro-Oeste (-4,26%); região do Vale do Rio Doce/Mucuri/Jequitinhonha (-3,66%); Sul (-1,86%); Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (-1,18%) e Zona da Mata (-0,96%).