Noticias

Faustão recebeu transplante após equipe do primeiro paciente da lista recusar o órgão

Fausto Silva, o Faustão, que passou por uma cirurgia de transplante de coração no domingo (27), ocupava o segundo lugar na lista de espera, segundo a Central de Transplantes do Estado de São Paulo. Ainda na madrugada do domingo (27), a Central ofereceu um coração à equipe transplantadora do apresentador, que aceitou a oferta do órgão após avaliação de compatibilidade.

A equipe transplantadora do paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão. As razões da recusa não foram divulgadas pelo Central de Transplantes, mas podem estar relacionadas a incompatibilidades entre receptor e doador. Com isso, a oferta seguiu para o segundo paciente da seleção.

Por meio do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, 12 pacientes atendiam aos requisitos. Desse total, quatro estavam priorizados, incluindo Faustão.

Governo diz que critérios são técnicos

A Central informou que a disponibilização de órgãos aos pacientes que aguardam por um transplante segue critérios técnicos definidos pela Portaria de Consolidação N°04 de 2017, que considera a compatibilidade sanguínea e critérios antropométricos entre doador e receptor, como uma faixa de peso e altura para os doadores ofertados para cada receptor.

Além disso, o órgão afirma que existem “critérios de priorização, definidos por Lei, onde potenciais receptores que possuem risco eminente de morte, são elevados em sua posição no cadastro técnico (fila de espera)”.

Posso ajudar?