A quinta-feira foi de poucas surpresas na chave feminina de simples em Roland Garros. Principais favoritas ainda vivas na disputa, a checa Karolina Pliskova e a romena Simona Halep confirmaram esta condição e avançaram à terceira rodada do Grand Slam francês, disputado no saibro.
Cabeça de chave número 2 e maior favorita do torneio após a queda precoce de Angelique Kerber, Pliskova precisou suar, mas garantiu a classificação. Nesta quinta, ela eliminou a russa Ekaterina Alexandrova, número 86 do ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 4/6 e 6/3.
Na terceira rodada, a número 3 do ranking vai encarar a alemão Carina Witthoeft. A 73.ª colocada no ranking da WTA passou também nesta quinta pela dona da casa Pauline Parmentier, 81.ª do mundo, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7/5).
Terceira cabeça de chave e também forte candidata ao título de Roland Garros, a romena Simona Halep teve mais facilidade para ir à terceira rodada. Ela derrotou nesta quinta a alemã Tatjana Maria, número 102 do ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3.
Agora, Halep deverá ter tarefa mais complicada pela frente em Roland Garros. Ela vai encarar outra cabeça de chave, a russa Daria Kasatkina, 26.ª favorita do torneio, que eliminou a checa Marketa Vondrousova também em dois sets, com parciais de 7/6 (7/1) e 6/4.
Duas outras grandes favoritas de Roland Garros garantiram-se na terceira rodada nesta quinta. Quinta cabeça de chave, a ucraniana Elina Svitolina, passou pela búlgara Tsvetana Pironkova, número 77 do mundo, por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/2. Na próxima fase, ela vai encarar a polonesa Magda Linette, que surpreendeu a croata Ana Konjuh, cabeça de chave número 29, e venceu em dois sets, com direito a “pneu”: 6/0 e 7/5.
Já Radwanska, nona favorita no saibro francês, precisou virar o duelo diante da belga Alison van Uytvanck para ir à terceira rodada, com parciais de 6/7 (3/7), 6/2 e 6/3. Agora, ela terá pela frente a francesa Alizé Cornet, que passou pela 20.ª cabeça de chave, a checa Barbora Strycova, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/1.
Cabeças de chave 14, 17, 21 e 28, respectivamente, a russa Elena Vesnina, a letã Anastasija Sevastova, a espanhola Carla Suárez Navarro e a francesa Caroline Garcia confirmaram o favoritismo e também se classificaram nesta quinta. Já a russa Anastasia Pavlyuchenkova (16.ª) e a norte-americana Madison Keys (12.ª) foram surpreendidas e acabaram eliminadas precocemente.