Esportes

Favorito, Rubinho crava pole de prova final da Stock Car

Atual líder do campeonato e favorito a conquistar o título da Stock Car, Rubens Barrichello cravou neste sábado à tarde, em Curitiba, a pole da etapa final da temporada. O piloto da equipe Full Time cronometrou o tempo de 1min18s695 para se garantir na primeira posição do grid da prova que terá largada às 10h30 deste domingo, em disputa que terá pontuação dobrada para definir o campeão de 2014.

Com um tempo 0s025 ao de Rubinho no treino de classificação, Daniel Serra conquistou a segunda posição do grid e sairá logo à frente de Cacá Bueno, seu companheiro de Red Bull, enquanto Átila Abreu, atual vice-líder do campeonato, partirá do quarto lugar.

Embora tenha dado um importante passo para poder se sagrar campeão da Stock Car pela primeira vez, Barrichello evitou euforia com o resultado da sessão classificatória. “Estou com os pés no chão. Tenho 40 minutos e mais uma volta para fazer o nosso trabalho e aí sim poder festejar”, enfatizou o veterano ex-piloto de Fórmula 1, em entrevista ao SporTV, se referindo ao tempo previsto para a prova na capital paranaense.

Também na luta direita pelo título da temporada e na terceira posição na classificação geral, Thiago Camilo conquistou a quinta posição do grid neste sábado. O grupo dos dez primeiros colocados será completado, pela ordem, por Ricardo Mauricio, Allam Khodair, Luciano Burti, Marcos Gomes e Felipe Lapenna.

Recordista de GPs disputados na F1, Rubinho, de 42 anos, precisa apenas de um quarto lugar neste domingo para ficar com o título já na sua segunda temporada na principal categoria do automobilismo brasileiro. A corrida final da Stock Car de 2014 será transmitida ao vivo pela TV Globo e pelo SporTV.

Átila Abreu sairá do segundo lugar

elo terceiro ano consecutivo, Átila Abreu é o piloto com a melhor média nos grids de largada da Stock Car. O piloto da equipe Mobil Super Racing parte em quarto lugar na manhã deste domingo na corrida de pontuação dobrada que define o título da temporada 2014 em Curitiba.

Vice-líder no campeonato e vencedor na capital paranaense em 2013 e 2012, o sorocabano será campeão se vencer novamente e Rubens Barrichello não terminar além da quinta posição.”Cumprimos a meta de largar na frente. Achei que daria até para brigar pela pole, mas o carro perdeu um pouquinho do equilíbrio no Q2 por um detalhezinho. Estamos na briga e é importante ter um ritmo bom para brigar pela vitória. Temos que vencer a todo custo e vamos pra cima”, avaliou o dono do carro #51. “Com mais emoção é melhor, então vamos que vamos”, arrematou Átila.

Depois de encabeçar a lista de tempos com o melhor tempo na primeira parte do treino, o competidor da equipe Mobil Super Racing manteve sua tradição particular de entrar no Q2 como favorito. Átila ostenta o melhor retrospecto da categoria em treinos classificatórios: ele avançou para a fase final das tomadas de tempo em 35 das últimas 38 etapas da principal categoria do automobilismo nacional. Em 2014, teve 100% de aproveitamento no Q1.”Fico contente pela melhor posição média no grid de largada mais uma vez. Mas para corrida temos que buscar: o principal adversário larga na pole e vamos correr atrás agora”, afirmou o piloto.A corrida decisiva da temporada terá 40 minutos mais uma volta de duração, com uma parada obrigatória para troca de pneu.A largada está marcada para 10h30, com transmissão ao vivo da Rede Globo e do Sportv

Thiago Camilo vai largar na quinta posição amanhã na corrida que decide a temporada 2014 da Stock Car no Autódromo Internacional de Curitiba. Seria um bom lugar no grid se os dois concorrentes que estão à sua frente na tabela de pontos – Rubens Barrichello e Átila Abreu – não estivessem, respectivamente, na pole position e na quarta posição.
“Claro que a gente trabalhou para largar na frente do Rubinho e do Átila, pois tenho que chegar na frente deles para ser campeão. Mas meu carro está bom, sempre se comportou muito bem em condições de corrida, amanhã é uma prova longa, com pit stop e diferentes estratégias, e vamos pra cima. Nosso objetivo quando começou o fim de semana era focar na vitória em Curitiba, independentemente do que pudesse acontecer com os adversários, e continua sendo. Estamos na briga”, disse o piloto do Chevrolet número 21 da Ipiranga RCM.
Galid Osman, companheiro de Camilo na Ipiranga RCM, vai largar na 16ª posição. “Tem alguma coisa errada com meu carro nesse fim de semana e ainda não descobrimos o que é. Temos pouquíssimo tempo para isso, mas a equipe é competente e estou certo que amanhã terei um carro competitivo”. A 12ª e última etapa da temporada 2014 terá largada amanhã às 10h30 e transmissão ao vivo da Rede Globo e do SporTV.

1. Rubens Barrichello (Full Time Competições) 1:18.695 –
2. Daniel Serra (Red Bull Racing) a 0.025
3. Cacá Bueno (Red Bull Racing) a 0.097
4. Átila Abreu (Mobil Super Racing) a 0.130
5. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) a 0.151
6. Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) a 0.405
7. Allam Khodair (Full Time Competições) a 0.462
8. Luciano Burti (Vogel Motorsport) a 0.553
9. Marcos Gomes (Schin Racing Team) a 0.591
10. Felipe Lapenna (Hot Car Competições) a 0.746

Posso ajudar?