A diretora do Federal Reserve (Fed), Lisa Cook, afirmou nesta quarta-feira, 8, que a economia dos Estados Unidos está razoavelmente resiliente, mas que dirigentes estão considerando riscos de juros elevados ou de choques econômicos. "Qualquer choque – por exemplo, conflitos geopolíticos – podem ampliar as incertezas relacionadas ao desenvolvimento da economia", disse ela, durante painel da Conferência sobre Sistema Financeiro de 2023.
Cook também comentou que o atraso de bancos centrais para reagir ao salto da inflação não ocorreu por "subestimar o comércio internacional e as taxas de frete", mas por subestimar as cadeias de oferta. A dirigente frisou que BCs não podem antecipar movimentações de mercado. "Precisamos esperar e monitorar", pontuou.
Sobre tecnologia, Cook disse que é otimista quanto ao papel de ferramentas como a inteligência artificial (IA) e acredita que estas poderiam criar demanda de trabalho, ao invés de erradicar empregos.
Em discurso antes do painel, a dirigente não abordou pontos de política monetária. Cook concentrou seus comentários no sistema financeiro dos EUA, ressaltando que o setor bancário americano estabilizou desde os estresses de março e tem "capital e liquidez amplos para suportar choques". Ela ressaltou que o Fed continua monitorando sinais de renovação dos estresses, diante de riscos de pressões inflacionárias, juros elevados e tensões geopolíticas, a exemplo da guerra na Ucrânia e dos conflitos no Oriente Médio.