Início » Fed mantém taxa dos Fed funds entre 0,0% e 0,25% ao ano, em decisão unânime
Estadão

Fed mantém taxa dos Fed funds entre 0,0% e 0,25% ao ano, em decisão unânime

Os integrantes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) decidiram nesta quarta-feira, 16, manter a taxa dos Fed funds na faixa entre 0% e 0,25% ao ano, conforme esperado por analistas consultados pelo <i>Broadcast</i>, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. A decisão foi unânime.

O Fed também decidiu manter a taxa de desconto em 0,25%, mas elevou a taxa de juros sobre excesso de reservas (IOER, na sigla em inglês) de 0,10% a 0,15%.

A instituição diz no comunicado da decisão que a atividade econômica e os empregos nos Estados Unidos se fortaleceram com os "progressos" na vacinação e as políticas de apoio. O avanço da campanha de vacinação reduziu a transmissão da covid-19 nos EUA, aponta ainda o documento.

"A trajetória da economia dependerá significativamente do curso do vírus, incluindo o progresso da vacinação", afirma o Fed, acrescentando que os "riscos para as perspectivas econômicas permanecem".

A autoridade monetária destaca que os setores mais afetados permanecem frágeis, ainda que tenham mostrado melhoras na condições.