O suíço Roger Federer encontrou muita dificuldade, teve pela frente um adversário inspirado, mas garantiu vaga na decisão do Torneio de Istambul neste sábado. Ele saiu atrás no placar, mas conseguiu uma bela virada diante do argentino Diego Schwartzman e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/2 e 7/5, em pouco menos de duas horas de partida.
Cabeça de chave número 1, o suíço viu o amplo favoritismo ficar do lado de fora da quadra, se surpreendeu com o ritmo imposto pelo oitavo favorito da competição no primeiro set e precisou arrancar o triunfo na marra. No momento de decisão, pesou a experiência do tenista de 33 anos.
Agora, Federer espera para conhecer seu adversário na decisão, que sairá do confronto entre o uruguaio Pablo Cuevas, algoz de Thomaz Bellucci, e o búlgaro Grigor Dimitrov. O suíço vai em busca de seu 85.º título na carreira, sendo o terceiro em 2015.
Apesar de todo o favoritismo, Federer viu Schwartzman exibir um tênis de alta categoria e sofreu no primeiro set. Parecia até que o argentino era o tenista consagrado, número 2 do mundo. Sem maiores dificuldades, o número 63 do mundo conseguiu uma quebra no terceiro game, outra no sétimo e depois sacou para fechar a parcial.
O passeio de Schwartzman fez Federer acordar e aí foi o suíço quem deu as cartas. O veterano quebrou o adversário no quarto e oitavo games para fechar o segundo set. Na parcial de desempate, Federer manteve a pressão, mas viu o adversário suportar bem. Só que na hora de fechar, pesou a experiência do cabeça de chave número 1. No 12.º game, ele aproveitou o nervosismo do argentino e confirmou a quebra para garantir a vitória.