O Guarulhos HOJE percorreu as feiras da cidade e conversou com os munícipes para entender o porque dessa preferência. A dona de casa Dolores Domingues Santana, de 71 anos relatou que mesmo com as ofertas dos supermercados, na feira pode-se negociar o preço, além dos produtos serem sempre frescos. "Acho que as verduras, legumes e frutas que compramos no mercado estragam rápido. E na feira podemos experimentar e principalmente pechinchar os valores", disse.
"Eu faço as compras em casa e prefiro a qualidade da feira", contou o soldador Paulo Henrique, de 34 anos. Expôs também que os supermercados apresentam apenas um dia com ofertas especiais e alimentos frescos. "Nas feiras não podemos contar com qualidade de terça a domingo".
A motorista Sueli Arlete Moreno, de 60 anos diz que não troca a sua preferência por nada. "Prefiro as feiras pela qualidade e por estar sempre inovando, cada dia é uma barraca diferente com produtos diferentes, como flores, bolsas, roupas. Eu adoro".
Para competir ainda mais com as redes de mercado, muitos feirantes já aderiram às máquinas de cartão. O que facilita também aos clientes, pois muitos preferem passar no débito e crédito. Mas o feirante Gerson de Sousa Jardim, de 48 anos, disse que mesmo com esse avanço o público que mais freqüenta as feiras são as mulheres acima de 30 anos. "Acho que os mais novos preferem os supermercados, porque não são todas as barracas que aceitam cartão".