Após a estreia das três primeiras partes de Puzzle (denominadas A, B e C) durante a Feira do Livro em Frankfurt, em fevereiro deste ano, o diretor Felipe Hirsch surgiu com a última parte Puzzle (D). Na montagem, ele trazia retratos de manifestos paulistanos, não os de agora, mas a Semana Moderna de 22, falava da ação de pichadores na cidade e também da solidão da nossa língua na América Latina.
O processo criativo inteiro mirou um olhar crítico sobre a atual situação do Brasil, e que agora recebe provocações de artistas na nova empreitada do diretor.
Chamados de A Tragédia Latino Americana e A Comédia Latino Americana são duas partes de um projeto criado especialmente para o Sesc São Paulo. A primeira tem estreia marcada para a Mostra Internacional de Teatro (MIT) e a segunda para o Festival Ibero Americano, o Mirada, em Santos.
A exemplo de Puzzle, Hirsch e a companhia Ultralíricos partirão de obras de autores latino-americanos contemporâneos. No projeto anterior, o grupo mergulhou nos escritos de Roberto Bolaño (Entre Paréntesis e La Poesía Latinoamericana), Paulo Leminski (Distraídos Venceremos) e André SantAnna (Estando el Dionísio en lo Exilio).
A novidade é que toda essa caminhada ganhará um olhar, ou muitos olhares, com a proposta de abrir um processo criativo pedagógico para a participação de artistas interessados.
A partir desta segunda, 7, eles poderão acompanhar o processo de criação durante duas semanas consecutivas.
A equipe, que tem direção artística de Daniela Thomas, segue o mesmo recorte geográfico, integrando atores brasileiros – entre eles Caco Ciocler, Guilherme Weber, Georgette Fadel, Julia Lemmertz e Isabel Teixeira -, além de argentinos, mexicanos e chilenos.
Ao final da imersão, os artistas participantes terão a oportunidade de escolher áreas específicas como direção, cenografia, figurinos ou iluminação. Tal vivência vai até a data da estreia da primeira montagem.
Logo após, serão realizadas leituras dramáticas dos textos, previamente escolhidos. Partindo de trechos, fragmentos ou parte das obras, o material selecionado construirá a dramaturgia. A leituras se encerram no fim de fevereiro.
Para os ensaios abertos, o diretor anunciou que as inscrições estão abertas até a próxima quinta, 10. Dessa vez, o público em geral também pode participar dos encontros.
A estreia de A Tragédia Latino Americana está prevista para março. O segundo espetáculo ganha os palcos no Mirada, em meados de setembro.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.