O primeiro dia da FENIAC – Feira de Tecnologia do Eniac, evento inspirado na World Skills 2015 (feira de competição organizada pelo Senai, em agosto, no Anhembi, em São Paulo), contou a participação de alunos de escolas estaduais, além da visita de pessoas da comunidade que puderam participar das atividades criadas pelos alunos do Colégio e Faculdade Eniac. Diferente de feiras culturais, o evento organizado pelo Eniac coloca o aluno em posição de destaque no processo de ensino, tornando-se protagonista na aprendizagem.
Os trabalhos estão espalhados por diversos pontos dentro da instituição de ensino, nas salas de aula, corredores, áreas comuns e diferentes pavimentos. Eles tratam dos mais diversos assuntos presentes no cotidiano de suas atividades acadêmicas, como a “Luz” que é tema da ONU 2015 e está sendo utilizado como tema dos trabalhos dos alunos do colégio.
O aluno do 5º ano Miguel Noronha de Almeida Costa, de 10 anos, explicou que seu trabalho envolve os diversos tipos de lâmpadas que podem ser encontradas e quais suas funções. “Nosso grupo demorou um mês para fazer o projeto e teve o apoio das matérias matemática e ciências. Eu gostei de produzir porque acho interessante explicar e conhecer coisas que eu nem sabia que existiam”, explicou.
“Quem participa da feira tem uma vantagem que é ganhar um conhecimento a mais do que o da sala de aula”, disse Luis Fernando Oliveira, 14 anos, 9º ano. O grupo de Guilherme produziu uma maquete representando uma minicidade abastecida por energia eólica. “A base para a produção foi o Youtube, lá consegui buscar ideias para executar o trabalho”, explicou.
Neste sábado (26), acontecem as competições acadêmicas. Segundo o diretor da Faculdade Eniac, José Carvalho, o evento é importante para os universitários que preparam seus trabalhos o ano todo através de um projeto integrador e tem a oportunidade de expor para os outros alunos da faculdade.
Segundo Fernando Domingues, diretor de Inovação e Novos Negócios do Colégio e Faculdade Eniac, o foco é posicionar os alunos no papel de protagonistas, através da exposição dos trabalhos que foram desenvolvidos durante o primeiro semestre deste ano e das competições, que têm como objetivo colocar à prova as competências profissionais adquiridas pelos estudantes. “Trata-se de uma nova experiência em feira educacional. Um evento educacional e tecnológico inédito em Guarulhos, que pretende reconhecer o papel do estudante como protagonista do processo de aprendizado”, explica o diretor, acrescentando que o evento irá ainda divulgar a importância da aprendizagem ativa, “que se desenvolve na prática através de projetos, desafios, da interatividade e colaboração”.