Início » Festa da Carpição marca o início das celebrações em louvor a Nossa Senhora de Bonsucesso
Cidades

Festa da Carpição marca o início das celebrações em louvor a Nossa Senhora de Bonsucesso

Foto: Ivanildo Porto

A bênção da terra durante a Festa da Carpição marcou o início das celebrações da 280ª Festa em Louvor a Nossa Senhora de Bonsucesso na manhã desta segunda-feira (2). Realizada em frente ao santuário, sem aglomerações, a missa celebrada pelo padre Renato Bernardes Duarte contou com a participação de devotos, do prefeito Guti e do vice-prefeito e secretário de Cultura, Professor Jesus.

Momento marcado por extrema religiosidade, a Festa da Carpição celebra a fé e a devoção em relação ao poder curativo da terra e mantém viva a memória de uma tradição que se perpetua na cidade há quase 300 anos.

“A festa chama nossa atenção para os cuidados com a mãe terra e a necessidade de preservação e proteção do meio ambiente e do nosso planeta. Esse hábito significativo, que começou há quase três séculos, está relacionado com o ato de carpir o mato em torno da capela, uma antiga tradição dos devotos que perpetua a fé das pessoas e aponta para o desejo de uma sociedade mais justa e de um futuro melhor”, disse o prefeito Guti.

Foto: Ivanildo Porto/PMG

Com o avanço da vacinação no município e a redução de casos de contaminação pela covid-19, a 280ª edição da Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso mantém parte de sua programação, com missas que acontecem ainda nesta segunda-feira às 14h30 e às 19h30. No dia 15, às 10h, acontece a tradicional carreata levando a imagem da santa padroeira, deslocando-a do Santuário em Bonsucesso rumo à Igreja Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade.

“Ao longo de todos esses anos as celebrações da Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso nos meses de agosto deixam a cidade com um clima de alegria festiva. Isso nos deixa emocionados pela tradição que se perpetua ao mesmo tempo em que nos estimula a potencializar os aspectos artísticos relacionados às comemorações. Nosso maior desejo é que, com o fim da pandemia, possamos retomar essa valiosa parceria com a Diocese de Guarulhos para garantir a continuidade de uma festa sempre plena de fé e beleza”, comentou Professor Jesus.

Eventos como a Romaria, os shows no palco principal e as apresentações musicais no Rancho dos Romeiros, que costumam atrair multidões de Guarulhos e de outras cidades que visitam a região de Bonsucesso para prestigiar as comemorações em louvor à padroeira, permanecem suspensos nesta edição.

Para mais informações sobre a programação e horários das missas acesse https://diocesedeguarulhos.org.br/.