Tecidos, fitas e fuxicos de diversas cores estão sendo utilizados pela fotógrafa e artista plástica Marina Pinto para criar estandartes que levarão fotos feitas por ela em várias edições da festa religiosa.
Um ateliê foi montado no Arquivo Histórico Municipal e funcionárias do local e da Secretaria de Cultural ajudaram a artista na confecção dos 20 estandartes. Moradora de região do Bonsucesso desde que nasceu, Marina é frequentadora assídua das celebrações que acontecem na igreja e há muitos anos fotografa as comemorações que acontecem por lá.
Neste ano, a fotógrafa decidiu inovar e selecionou algumas das fotos feitas na festa para fazer uma exposição diferente. Ela imprimiu as imagens em tecido e as costurou em outras peças coloridas, que ganharam enfeites diversos. Com o nome “Comunhão”, a mostra estará próxima do salão paroquial no primeiro dia de evento e depois será colocada em lugares de grande movimentação de acordo com a programação da festa.
Após o término das festividades, Marina vai doar todo o material para a Secretaria de Cultura, que pretende expor em diversos espaços culturais do município. “A ideia é que este trabalho circule pela cidade. Inclusive, a primeira exposição já está confirmada para o mês de setembro na Biblioteca Monteiro Lobato”, explica a artista plástica.
Parte do acervo foi vista durante uma missa realizada no Estádio do Thomeozão no último dia 20. Dez estandartes foram expostos no evento que fez parte da programação da Semana Missionária em Guarulhos, na qual centenas de jovens se reuniram antes de embarcar para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.