Variedades

Festas juninas: Saiba como aproveitar sem sair da dieta

Junho chegou e traz consigo as tradicionais fogueiras e quadrilhas. A temporada também reúne uma série de tentações gastronômicas capazes de tirar qualquer um da dieta mais rigorosa. De acordo com Flavia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, a saída é consumir estas delícias de forma equilibrada, apostando em opções gostosas, porém balanceadas. “O ideal é optar por quitutes mais saudáveis e comer com moderação. É importante elaborar receitas com alternativas de baixo teor calórico, com menos gorduras e açúcares. No caso do arroz doce, por exemplo, a proposta é trocar o leite integral pelo desnatado”, indica. Flavia também alerta para a ingestão de bebidas alcoólicas que, além de desidratar, são calóricas. “Além de beber com moderação, recomenda-se intercalar o consumo de bebidas alcoólicas com água ou suco natural de frutas, o que dilui os componentes alcoólicos e evita a desidratação”, explica. 
 
Já o gengibre e a canela, ingredientes presentes em diversas receitas da época, estão liberados. “Eles possuem ação termogênica, que contribuem no aumento da temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a oxidação das gorduras”, ressalta Flávia. 
 
Abaixo, confira outros alimentos recomendados e algumas opções de receitas:
 
Milho
O milho pode ser utilizado de várias formas nas festas juninas, desde assado na espiga, como para preparo de bolos e broas na forma de farinha de milho (fubá). O milho, como todo cereal, é rico em carboidratos que são responsáveis pelo fornecimento de energia ao organismo. É fonte de fibras que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de ser fonte de vitaminas A, C, folato, tiamina, potássio e ferro. 
 
Abóbora 
Ingrediente principal do doce bastante típico das festas juninas. Possui boas quantidades de vitaminas antioxidantes, como a vitamina C e E, além do betacaroteno. Além de preparar o doce, a abóbora também pode ser utilizada para preparo de creme com gengibre. O betacaroteno é um precursor da vitamina A no organismo, que possui ação antioxidante, estimula a proliferação de células de defesa, é importante para o crescimento e desenvolvimento ósseo e contribui para a integridade da mucosa epitelial. Além disso, esta vitamina é importante para visão noturna e previne xeroftalmia.
 
Pinhão 
Apesar de ser fonte de amido, o que o torna rico em calorias, também contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. Fonte de ômega 6 e ômega 9, que auxiliam no controle do colesterol sanguíneo.
 
Arroz 
O arroz é rico em amido, sendo uma ótima fonte de energia. Possui ainda proteínas e vitaminas do complexo B. Essas vitaminas participam de várias reações em nosso organismo, dentre elas aquelas que envolvem a produção de energia. Experimente preparar a tradicional receita de arroz doce utilizando arroz integral, condensado de soja ou leite condensado diet e açúcar mascavo ou adoçante para forno e fogão.
 
Amendoim 
O amendoim é uma semente oleaginosa, rica em nutrientes como: proteínas, ácidos graxos poliinsaturados, vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como: potássio, fósforo, cálcio, ferro, zinco e manganês. O amendoim é um alimento energético, os ácidos graxos poliinsaturados atuam na proteção contra doenças cardiovasculares, pois auxiliam na regularização dos níveis de colesterol. O amendoim é utilizado em diversos pratos típicos, como o amendoim doce, paçoca, bolos, dentre outros.
 
RECEITAS
 
PAÇOCA DE NOZES
Ingredientes:
200g de nozes
2 colheres de sopa de cacau em pó
4 colheres de sopa de xarope de agave
1 pitada de sal
Modo de preparo: Levar as nozes ao forno médio por 5 minutos. Esperar as nozes esfriar e levar ao processador com o xarope de agave até virar uma farinha. Misturar o cacau, espalhar em um refratário ou prato, cortar em pequenos quadrados e servir.
Obs: As oleaginosas podem ser variadas para o preparo da paçoca, podem ser utilizadas também avelãs, castanhas e outras. No caso das avelãs, ela vai soltar a pele quando estiver tostada. Para tirar a pele, pegue um guardanapo de pano e esfregue as avelãs nele até a pele soltar por completo.
Rendimento: 20 porções quadrados pequenos
Valor calórico por porção: 71kcal
 
ARROZ DOCE INTEGRAL
Ingredientes:
1 litro de bebida vegetal de arroz
½ xícara de açúcar demerara
¼ de xícara de leite de coco
¾ de xícara de arroz integral
2 unidades de canela em pau
1 colher de café de raspas de limão
Canela em pó para salpicar
Modo de preparo: Numa panela funda, colocar a bebida vegetal, o leite de coco, o açúcar e a canela, aqueça em fogo alto até começar a ferver. Acrescentar o arroz, já lavado, e diminuir o fogo. Cozinhar, com a panela destampada, por 40 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicionar as raspas de limão e cozinhe por aproximadamente 15 minutos, até que o arroz esteja macio e a mistura comece a engrossar. Retirar do fogo, distribuir em 6 taças, polvilhar canela em pó e servir.
Rendimento: 06 porções
Valor calórico por porção: 178 calorias
 
PUDIM PÉ DE MOLEQUE
Ingredientes
1 e ½ xícara (chá) de amendoim torrado e moído
1 lata de creme condensado de soja
2 vezes a mesma medida de extrato de soja
3 ovos
Para Caramelizar
1 xícara (chá) de açúcar demerara
Modo de preparo: Caramelize uma forma para pudim com o açúcar. Coloque ½ xícara (chá) de amendoim torrado e moído no fundo da forma e reserve. No liquidificador, bata o creme condensado de soja, o extrato de soja, os ovos e o restante do amendoim. Despeje na forma caramelizada, cubra com papel alumínio e cozinhe em banho-maria, na panela de pressão, por cerca de 20 minutos. Deixe esfriar, leve-o à geladeira e desenforme-o. Se preferir, espalhe amendoim sobre o pudim antes de servir.
Rendimento: 8 porções 
Valor calórico: 324 Kcal por porção 
 
CANJICA LIGHT
Ingredientes:
1 xícara (chá) de milho para canjica 
4 cravos 
2 pauzinhos de canela 
1 xícara (chá) de bebida vegetal de arroz 
1 xícara (chá) de bebida vegetal de arroz em pó 
3/4 de xícara (chá) de coco ralado seco 
1 pitada de sal marinho
Adoçante culinário a gosto
Canela em pó para decorar
Modo de preparo: Cozinhe na panela de pressão o milho com dois litros de água, o cravo e a canela em pau por uma hora em fogo médio. Tire do fogo e deixe sair à pressão. Escorra o líquido e reserve o milho cozido e uma xícara do caldo. Descarte as especiarias. Transfira para a panela e misture os dois tipos de bebida vegetal de arroz, o coco, o sal, o adoçante, o caldo reservado e o milho. Cozinhe até o caldo engrossar. Salpique canela em pó e sirva em seguida.
Rendimento: 4 porções 
Valor calórico: 251 Kcal por porção

Posso ajudar?