Cidades

Festival de arte no Japão recebe obras de alunos das escolas estaduais

Concurso de Desenho de Toyama vai expor trabalhos assinados por estudantes de até 15 anos; neste ano o tema é Brinquedos tradicionais do Japão
A paixão por mangás, estilo de desenho japonês, poderá levar os alunos das escolas estaduais de São Paulo a exporem suas obras na 7ª edição do Concurso de Desenho de Toyama, que acontece no Japão entres os dias 13 e 15 de setembro. Os trabalhos para concorrer a esta edição podem ser enviados até o dia 18 de julho (amanhã) à comissão organizadora. A ação é realizada em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a participação é aberta a alunos com até 15 anos de idade, dos anos iniciais ou finais do Ensino Fundamental. Também podem participar estudantes matriculados no curso de japonês dos CELs (Centros de Estudo de Línguas) do Estado.
Inicialmente, cada escola terá uma comissão para a escolha, formada por três professores, um deles da disciplina de Arte. Esses educadores poderão eleger três desenhos por escola. Em 2014, o tema do Concurso de Toyama é "Brinquedos tradicionais do Japão". Após as seleções regionais, serão definidas 15 obras vencedoras. Os desenhos serão expostos no Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama a partir do dia 13 de setembro e, além disso, os professores orientadores e os alunos ganharão um certificado de participação. A lista com os alunos selecionados será conhecida no dia 28 deste mês.
Desde 2007, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo participa do Festival promovendo concursos de desenho que contribuem para a troca cultural entre os estudantes paulistas e japoneses. Essa troca busca valorizar e conhecer mais sobre a história da Terra do Sol Nascente. Nas escolas estaduais, a paixão pela cultura japonesa é vista com frequência, principalmente entre os adolescentes", afirma a coordenadora do CRE (Centro de Referência em Educação) Mario Covas, professora Maria Salles.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo também oferece aos apaixonados pelo Japão aulas do idioma em seus Centros de Estudo de Línguas. Atualmente, são mais de 1.300 estudantes matriculados no curso, que está com inscrições abertas. As novas turmas e as aulas do segundo semestre terão início no dia 29 de julho.
 

Posso ajudar?