Variedades

Festival de Campos do Jordão terá 75 concertos

A programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão terá cerca de 70 concertos. Entre os artistas convidados, estão nomes como o violoncelista Antonio Meneses, o pianista Cristian Budu, o clarinetista Michael Collins, o fagotista Martin Kuuskmann, o violinista Luíz Filíp e o violonista Manuel Barrueco. Entre os grupos convidados, estão o Quarteto Brodsky e o Duo Assad. A Orquestra do Festival, formada por bolsistas, vai realizar três programas, sob regência de Marin Alsop, Eiji Oue e Sian Edwards.

Por conta da diminuição de verbas, o festival deste ano terá sua parte pedagógica inteiramente realizada em São Paulo, onde vão acontecer tanto as aulas de instrumento como os concertos de câmara envolvendo alunos e professores. Em Campos, vão atuar os grupos convidados e a Orquestra do Festival (que também toca na Sala São Paulo). A abertura oficial do evento será no dia 4 de julho, quando a Osesp apresenta no Auditório Claudio Santoro a obra Os Planetas, de Holst, sob regência de Marin Alsop.

Os programas da Orquestra do Festival incluem obras de Sibelius (Concerto para Violino), Stravinsky (O Pássaro de Fogo), Dvorak (Sinfonia nº 7) e Mahler (Sinfonia nº 1), entre outros. Já a Camerata do Festival, formada pelos alunos com bolsas parciais, vai se dedicar a peças dos períodos clássicos e romântico, sob regência do maestro Yuri Azevedo, de 23 anos.

Entre as outras orquestras, estão a Sinfônica Municipal de São Paulo (John Neschling), Sinfônica Heliópolis (Isaac Karabtchevsky), Sinfônica de Santos (Luis Gustavo Petri), Sinfônica de Campinas (Victor Hugo Toro), Orquestra de Jundiaí (Claudia Feres), Orquestra Jovem do Estado (Claudio Cruz), Sinfônica de Santos André (Abel Rocha), Filarmônica de Goiás (Neil Thompson) ou a Experimental de Repertório (Carlos Moreno). A programação também inclui vasta oferta de música de câmara para diferentes formações, com abertura em direção à música contemporânea e brasileira.

Posso ajudar?