Início » Festival de cinema tem semana com estreia, debate e masterclass sobre financiamento audiovisual
Cinema

Festival de cinema tem semana com estreia, debate e masterclass sobre financiamento audiovisual

Confira as atividades gratuitas do Festival reservadas para esta semana

O Festival de Cinema Filme Possível, evento 100% online e gratuito viabilizado pelo Funcultura de Guarulhos e pela Lei Aldir Blanc, reserva uma programação repleta de atividades nesta semana, entre os dias 14 e 16 de abril. As atrações serão a estreia do filme “30 anos Blues”, a Masterclass sobre financiamento e comercialização, com Ricky Mastro, e a live “Estereótipos Femininos no Audiovisual”.

Na quarta-feira, 14/04, a partir das 19:00, o festival exibirá o longa-metragem “30 anos Blues” A obra foi produzida pelos diretores e atores paulistas Andradina Azevedo e Dida Andrade, os mesmos do premiado filme “A Bruta Flor do Querer”. Após a exibição, às 20h30 haverá um debate ao vivo sobre a obra no canal no Youtube do festival com os cineastas e a crítica de cinema Lorenna Montenegro.

Vencedor do Kikito Especial do Júri, no 47º Festival de Cinema do Gramado, em 2019, “30 anos Blues” é o segundo longa da dupla e conta com a participação da renomada atriz Cláudia Alencar e a produção de Guilherme Severo, idealizador e curador do Festival Filme Possível. O filme mostra a história de dois amigos, interpretados pelos próprios diretores, que se reencontram aos 30 anos, em um momento conturbado, e veem suas vidas serem completamente transformadas depois desse reencontro. 

Ricky Mastro mostra como “vender” sua produção

Em continuidade à série de minicursos gratuitos, no formato de Masterclass, que tem sido transmitida pelo canal do FILME POSSÍVEL no YouTube, na próxima quinta-feira, 15/04, a partir das 19h, Ricky Mastro vai falar sobre a comercialização e o mercado de festivais de curtas-metragens, com foco em alternativas de financiamento, principalmente o crowdfunding, bem como na preparação e formatação de projetos para o mercado internacional.

Formado em Artes Dramáticas pela Universidade de Washington, em Seattle, no ano de 2000, Mastro voltou ao Brasil para continuar os estudos e atuar no mercado cinematográfico. Já escreveu e produziu sete curtas exibidos em mais de 200 festivais no Brasil e no mundo, em 2018, filmou seu primeiro longa-metragem: “7 minutos”, rodado na França, mas inspirado em um fato ocorrido no Brasil: o aparente suicídio de um casal de amigos do diretor. 

Debate sobre os estereótipos femininos no audiovisual

Na sexta-feira, 16/04, a partir das 19h, o festival promove a live “Estereótipos Femininos no Audiovisual”, também em seu canal no YouTube. As palestrantes convidadas são a roteirista e diretora Patrícia Sá, a cineasta e produtora cultural Helena Guerra e a crítica de cinema Lorenna Montenegro.

Durante a live, elas vão abordar os estereótipos mais comuns pelos quais as mulheres são retratadas na maioria das obras ficcionais. Além disso, Patrícia, Helena e Lorenna também abrirão o debate para a representação das mulheres no mercado audiovisual e como isso acarreta na criação dessas personagens pouco desenvolvidas, fazendo com que a mídia transmita uma representação do papel da mulher na sociedade restrita a uma visão masculina, perpetuando atitudes discriminatórias e sexistas.

Guilherme Severo destacou a relevância e a diversidade das atrações do festival nesta semana. “O mercado cinematográfico é formado por inúmeras nuances e vamos tratar sobre algumas delas durante as atividades desta semana. Além do processo criativo e econômico que permeiam as produções, também tem a questão da representatividade, tão debatida nos dias atuais”, apontou.

Serviço

Exibição do filme “30 anos Blues” e debate ao vivo com os diretores Andradina Azevedo e Dida Andrade

Dia e horário: quarta-feira, 14/04, a partir das 20h30

Onde: canal do FILME POSSÍVEL no YouTube

Valor: Gratuito

Masterclass sobre financiamento e comercialização, com Ricky Mastro

Dia e horário: quinta-feira, 15/04, a partir das 19h

Onde: canal do FILME POSSÍVEL no YouTube

Valor: Gratuito

Live “Estereótipos Femininos no Audiovisual”, com Patrícia Sá, Helena Guerra e Lorenna Montenegro 

Dia e horário: sexta-feira, 16/04, a partir das 19h

Onde: canal do FILME POSSÍVEL no YouTube

Valor: Gratuito