A 3ª edição do Festival Gastronômico, promovido pela Prefeitura de Guarulhos, está a todo vapor. A proposta-tema sabores da vida mais saudável atraiu o interesse de vários estabelecimentos, que desde a abertura do evento, na segunda-feira (7), estão empenhados em oferecer a seus clientes alimentação mais saudável. Muitos dos participantes, inclusive, trabalham com esse conceito há muito tempo e não abrem mão de oferecerem aos clientes, além da qualidade, uma alimentação balanceada.
O festival, que se encerra na próxima sexta-feira (11), com oficina de degustação, trouxe em 2016 a seguinte proposta aos estabelecimentos inscritos: apresentação de cardápio variado, com a inclusão de novos sabores e comidas ainda mais elaboradas, mas com baixo teor de gorduras trans, opções sem glúten, livres da proteína do leite e lactose, vegetariana e vegana, de acordo com o tema. Em linhas gerais, é valorizar a alimentação saudável como forma de estimular hábitos que proporcionem bem-estar aos consumidores e à população em geral. Embutido na proposta do Festival está o estímulo à criatividade dos estabelecimentos, suas cozinhas e seus chefs. Entre os que aceitaram o desafio, estão UP-Kits Veganos, Nélius Grill, Ponto KA e Shoyo Shoyo.
No encerramento, o Departamento de Turismo (Detur) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) promoverá oficinas em parceria com os estabelecimentos inscritos sobre elaboração e manuseio de alimentos de forma saudável, das 9h às 16h, no Parque Júlio Fracalanza (rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta). As oficinas visam a divulgação das formas de preparo de alimentos mais saudáveis a seus clientes e os produtos poderão ser oferecidos ao público gratuitamente.
Conheça a programação de sexta-feira (11) no Parque Júlio Fracalanza:
9h – Abertura e Escultura e Arte com Edson Oliveira
10h30 – UP- Kits Veganos
11h15 – Nélius Grill,
12h- Encerramento
12h45 Universidade Guarulhos
13h30 Shoyo Shoyo
14h15 Café orgânico – Luciana C de Souza
15h Dança circular com projeto TEAR
16h Ponto KA
Abertura
O escritório Guarulhos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Centro, abrigou a abertura da 3ª edição do Festival Gastronômico. Uma das palestras ficou a cargo do empreendedor Bruno Caraça, da rede de restaurantes Tok D Chef. Caraça apresentou uma análise da pirâmide alimentar explicando a importância de alimentos nutrifármacos (tratou, falando sobre alimentos nutrifármacos (alimentos encontrados na natureza com propriedades que podem melhorar a saúde e a qualidade de vida – dentro de uma alimentação balanceada) e lembrou o potencial da alimentação equilibrada, feita sob medida para cada pessoa.
Já a consultora do escritório de Guarulhos do Sebrae-SP, Michelle Sabino, apresentou um diagnóstico das pessoas de diversos países que comem fora de casa. Ela traçou um panorama dos horários em que as pessoas se alimentam e os relacionou com o tipo de alimento consumido. No Brasil, destacou, as refeições feitas fora de casa são cada vez mais comuns. A consultora complementou sua fala relatando as experiências da visita a empresários em Nova York, em 2015, para conhecer as tendências gastronômicas, principalmente um Festival que acontece todo ano na cidade norte-americana.
A empresária Ivonete Alves das Chagas, também conhecida por chef “Neguinha”, conhece muito do mercado de alimentos preparados em Guarulhos. A chef, que já comandou o Boteco da Praça”, agora está à frente dos negócios (e dos pratos!) dos restaurantes Ponto KA e Nelius Grill. Em sua fala, Neguinha abordou a paixão e conhecimentos em gastronomia e a paixão pelo que faz.
Por fim, a empreendedora Ana Maria Sanches Dias, da boleria Bolo do Bem, cuja loja foi aberta recentemente, abordou a importância do empreendedor estar atento às oportunidades. A empresária é celíaca (pessoa com intolerância ao glúten) e seu estabelecimento fabrica produtos livres de glúten e lactose.Guarulhos, 9 de novembro de 2016