Com objetivo de manter a liderança nas vendas, a Fiat investe, cada vez mais, no novo Uno. Para isso, aposta na carroceria duas portas em todas as versões do modelo (que passou a ser 2012), na nova versão Sporting e, no colorido de seus modelos.
Segundo a Fiat, a procura de novas cores modificou o mix do modelo que hoje é de 10% para azul Splash e amarelo Citrus, 20% para verde Box e previsão de 10% para a nova cor laranja Nemo.
Agora, a fábrica oferece 10 opções do novo Uno: Vivace 1.0 Flex 2 (R$ 26.490) e 4 portas R$ 28.140), Way 1.0 Flex 2 (R$ 27.670) e 4 portas (R$ 29.320), Attractive 1.4 Flex 2 (R$ 29.840) e 4 portas (R$ 31.670), Way 1.4 Flex 2(R$ 30.650) e 4 portas (32.480) e Sporting 1.4 Flex 2 (R$ 32.170) e 4 portas (R$ 33.970).
Sporting – Equipado com o novo motor Fire 1.4 Evo, o Uno Sporting traz novos conteúdos, exclusividade em customização, além da adoção de suspensões que reforçam o caráter de esportividade.
Externamente, a versão traz faróis com máscara negra, anéis estéticos da grade anterior em vermelho e spoiler para o para-choque dianteiro. As faixas laterais remetem à esportividade, assim como as minissaias laterais. A ponteira do escapamento é dupla e as lanternas traseiras têm acabamento fumê. Assim como o para-choque dianteiro, o traseiro também traz um apêndice aerodinâmico. Sobre a tampa do porta-malas foi incorporado um aerofólio com acabamento na cor preta.
Ainda na parte decorativa, as bordas das caixas de rodas e o revestimento das colunas das portas, também receberam tratamento em preto. Para completar, as rodas de liga leve com aro de 15 polegadas.
Internamente, os destaques ficam por conta do painel com revestimento exclusivo, assim como a adoção de detalhes com cores que identificam a versão. O quadro de instrumentos também tem características próprias para a versão Sporting, trazendo instrumentos com nova serigrafia na cor laranja e display com iluminação na cor vermelha. Também possui de série computador de bordo e volante em couro. Já os bancos receberam tecido exclusivo com costuras estilizadas mais bolsa porta revistas e bordado "Sporting".
A versão traz de série, também, direção hidráulica, faróis de neblina, trava e vidros dianteiros elétricos, entre outros. Em termos de segurança pode vir, opcionalmente, com o HSD (High Safety Drive airbag duplo + freios com sistema ABS), mais itens de conforto e entretenimento como ar condicionado e rádio CD MP3 Connect com viva-voz Bluetooth + USB.
Nova suspensão – De acordo com a Fiat, a suspensão foi ajustada para atender às solicitações da nova versão. Comparada com a que equipa as demais versões do novo Uno, ela foi projetada e calibrada para permitir melhor dirigibilidade, além de transmitir maior sensação de esportividade e segurança. A nova suspensão é cerca de 20 mm mais baixa em relação às versões Vivace e Attractive, e suas molas ficaram mais rígidas. São helicoidais e foram projetadas com a técnica "side-load" para otimizar o funcionamento da suspensão. Reduzem as forças radiais na haste do amortecedor e os atritos internos, o que acarreta melhor absorção da aspereza do solo.
Outra novidade foi a adoção de coxins hidráulicos passivos para a sustentação do motor. Conforme informações da fábrica, a ideia básica do componente é usar borracha altamente elástica para um bom comportamento acústico, e se servir do componente hidráulico para gerar o efeito de amortecimento nas freqüências de trabalho do motor. Isso resulta na obtenção de alta rigidez nas baixas frequências e baixa rigidez em médias e altas frequências. Estes são requisitos que não podem ser encontrados simultaneamente em coxins convencionais. (Colaboração Vito Zanella)