Carro

Fiat Argo Precision 1.8 com câmbio manual sobra e agrada

Depois de perder a liderança do mercado para a Chevrolet há três anos, a Fiat precisou se reinventar. Sem o Mille, principal sucesso de vendas da fabricante mineira, a marca tirou de cena modelos que pouco agregavam em vendas, como o Bravo, Punto, Linea e o Idea. Até mesmo o Palio tem os dias contados. É neste cenário que surge o Argo, seguindo o conceito de hatch premium, que tenta – numa tacada só – substituir alguns desses modelos descontinuados. Chega em sete versões, oferecendo três opções de motores, três transmissões e três configurações de acabamento – Drive, Precision e HGT. 
 
O GuarulhosWeb estreou as avaliações do Argo com um modelo Precision, equipado com motor E.torQ 1.8 Evo VIS de 139 cv, com câmbio manual de cinco marchas. O modelo pode ser considerado o topo da linha, já que a versão HGT tem uma proposta mais esportiva. É um carro mais do que completo, que sai por interessantes R$ 62.800,00. A versão chega a ser exagerada já que oferece equipamentos de modelos de segmentos bem mais altos, além de contar com excelente acabamento e bom nível de conforto. Como se trata de um compacto, sobra motor. 
 
Durante a avaliação de 10 dias, foram quase 800 quilômetros rodados nas mais diferentes condições, desde o trânsito urbano até rodovias, com trechos de serra, além de enfrentar engarrafamentos comuns até o litoral de São Paulo durante feriados prolongados. Nestes momentos, dá para perceber como os equipamentos embarcados, principalmente relacionados a conforto e tecnologia, fazem a diferença tornado a viagem – mesmo prolongada – bem menos cansativa. 
 
Utilizando etanol durante toda a avaliação, acumulou médias próximas aos 7 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Na estrada, vai muito bem. Mas o motor, até mais forte do que ele necessita, acaba pedindo uma sexta marcha, que ele não conta, depois que se atinge uma velocidade confortável. No mais, não decepciona – e nem poderia – no quesito agilidade. 
 
Visual garante ares de modernidade
O Fiat Argo também não decepciona em design, sem fugir muito do lugar comum dos hatchs compactos. Traz o equilíbrio nas proporções, elegância nos detalhes e um pouco de esportividade. Na parte frontal, o capô longo e volumoso demonstra sua imponência. Os faróis são bi-parábola, com guias de LEDS. A grade se apresenta com objeto tridimensional.
 
Destacam-se ainda as caixas de roda anabolizadas, com músculos sob a linha de cintura que contorna todo o hatch. Na traseira, as lanternas têm desenho fragmentado e moderno, com formato em “C” apontando para o centro do logotipo FIAT (um pouco exagerado) e dando suporte para as laterais esculpidas da tampa traseira. O para-choque esportivo garante leveza ao conjunto.
 
Por dentro, o Argo Precision dá show. O painel tem composição em três níveis, com elementos envolventes. Na camada superior, estão as saídas de ar laterais direcionadas para os ocupantes, onde ocorre a integração entre painel e portas e a cobertura vazada do quadro de instrumentos. Na camada intermediária, a faixa pintada incorpora as três saídas de ar centrais, inspiradas nos ícones esportivos da FCA. Na parte inferior, o controle central no conceito “tecla de piano” mantém a leveza do painel com ergonomia digna de segmentos superiores
 
A adoção de um sistema multimídia de 7 polegadas, de aspecto flutuante, chama a atenção, assim como o belo layout das áreas funcionais (botões, climatização e saídas de ar). O console central teve o layout trabalhado de maneira específica para cada tipo de câmbio. Além do fácil acesso à porta USB e entrada auxiliar. Aos passageiros do banco de trás estão disponíveis porta-objetos, porta-copo e mais uma entrada USB completa, que inclui transferência de dados.
 
O painel de portas possui apoia braço recoberto em tecido integrado ao puxador. Os bancos elevaram o conforto e qualidade do acabamento, com volumes e contenções maiores. O volante conta com empunhadura levemente mais espessa, apoio para os polegares, base achatada e faixa central na parte superior.
 
O que o Argo Precision oferece 
 
– Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) 
– Controle de Tração (TC) 
– Hill Holder – O assistente para partida em rampas impede que o carro se desloque nas saídas em trechos íngremes, evitando colisões. E também atua em manobras de estacionamento em subidas ou descidas.
– Comandos no volante –  controles do sistema de áudio e telefone no volante permitem, com indicações diretas e intuitivas. 
– Central multimídia de 7 polegadas touchscreen 
– Quadro de instrumentos digital – (display de 7 polegadas com configuração personalizável de acordo com as preferências do motorista) . 
– Keyless Entry’N’ Go 
– Ar-condicionado automático 
– Retrovisores externos multifunção 
– Retrovisor interno eletrocrômico.
– Sistema Start&Stop  – desliga o motor automaticamente quando o carro está parado. 
– Direção elétrica progressiva 
– sistema de alarme antifurto
– faróis de neblina, 
– faróis com luz de posição a LED,
– rodas de liga leve com aro 15 
– banco traseiro bi-partido 60/40.
 

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