A Fiat se antecipa e entra em 2016 já neste início de fevereiro ao lançar o novo Bravo, que apresenta mudanças no visual que têm o objetivo de realça sua esportividade e seu requinte. Entre as novidades, mais tecnologias de ponta, como o Uconnect™ — sistema mundial do grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) para entretenimento, comunicação e navegação —, e a câmera de ré, conteúdos disponíveis para todas as versões. Há ainda a exclusiva versão BlackMotion, sucesso em outros modelos da marca.
Um pouco maior que o modelo anterior, o Bravo agora tem 4.373 mm de comprimento e s linhas ainda mais marcantes e modernas, incorporando elementos que passam a impressão de ser maior do que realmente ele é. São novos para-choques, molduras de lanternas e faróis, barra cromada em V no para-choque, spoile, até novas rodas de liga leve com desenhos exclusivos para cada uma das versões.
Visto de frente, a nova grade de ar, agora reforçada por uma barra cromada com o logotipo Fiat no centro, em conjunto com o novo para-choque que traz linhas bem acentuadas e a nova barra cromada em V, que acomoda as novas molduras dos faróis de neblina, se sobressaem e destacam uma personalidade mais forte e marcante.
A traseira do Novo Bravo 2016 também chega com novidades. O novo conjunto traseiro apresenta um para-choque redesenhado trazendo defletores de ar, novas lanternas com molduras pretas e spoiler traseiro. Para completar, o logotipo com nova grafia está agora em destaque na parte central da tampa traseira.
O habitáculo do Novo Bravo, que sempre foi referência em alta qualidade de acabamento com texturas e materiais nobres, e muito requinte, também ganhou aperfeiçoamentos no modelo 2016. Ele traz agora uma nova iluminação branca presente nos comandos internos, além de uma nova grafia no quadro de instrumentos. Detalhes que deixam o interior mais atual e agradável.
O Novo Bravo 2016 também ganhou mais conforto interno. Ele vem de série em todas as suas versões com apóia braço central rebatível com porta-copos no banco traseiro. E, dependendo da versão e acabamento, traz ainda novos bancos, que apresentam novas costuras.
Para valorizar ainda mais o DNA esportivo do modelo, desde a versão de entrada, o Novo Bravo chega com novas rodas de liga leve com desenhos exclusivos para cada versão e minissaias laterais na cor do veículo.
Versão Especial Bravo BlackMotion
Outra grande novidade da linha 2016 do Fiat Bravo é a versão especial BlackMotion. Ela chega repleta de conteúdos exclusivos de série, que valorizam o requinte e o conforto, atendendo aos clientes mais exigentes.
Com o interior todo em preto e bancos em couro, o Bravo BlackMotion conta com o Uconnect Nav de série, oferecendo um excelente sistema de navegação ao motorista. Para passar ainda mais conforto a bordo, ar condicionado automático digital Dualtemp e tapetes luxuosos em carpete.
Externamente, sua caracterização exclusiva leva a uma personalidade forte e ao mesmo tempo sofisticada:
âÂÂœ“ Rodas de liga de 17”;
âÂÂœ“ Faróis escurecidos;
âÂÂœ“ Minissais laterais;
âÂÂœ“ Ponteiras duplas de escapamento cromadas;
âÂÂœ“ Entradas de ar, retrovisores e spoilers com acabamento preto ônix;
âÂÂœ“ Barras frontais com acabamento cromo Dark;
âÂÂœ“ Faixas laterais e soleira da porta com o logo BlackMotion.
Para completar o seu pacote de conteúdos, o Bravo BlackMotion vem equipado ainda de série com suspensões com acerto esportivo, calibradas para maior desempenho e pilotagem mais precisa, além de sensor de estacionamento.
Nova gama
Sempre em sintonia com as necessidades dos consumidores, a Fiat também reformulou a gama do Bravo 2016. Agora ela passa a contar com as versões Essence 1.8 16V, Sporting 1.8 16V, T-Jet 1.4 16V Turbo e a versão especial BlackMotion 1.8 16V.
Todos as versões com a motorização 1.8 16V Flex com potencia de 132/130 cv (etanol/gasolina) trazem câmbio mecânico de cinco marchas, e podem ser equipadas opcionalmente com a transmissão automatizada Dualogic Plus. Já o esportivo Bravo T-Jet e top de linha com seu motor turbo de 1.4 16V de 152 cv a 5.500 rpm e seu impressionante torque máximo de 21,1 kgfm, que se mantém constante entre 2.250 rpm até os 4.500 rpm, podendo chegar até os 23,0 kgfm a 3.000 rpm acionando o exclusivo sistema Overbooster, conta com câmbio mecânico de seis marchas.
Desde seu lançamento em 2010, o Fiat Bravo se destaca pelo excelente custo/beneficio, e em sua linha 2016 está ainda melhor. Muito bem equipado, desde a versão de entrada, a Essence, o Novo Bravo traz de série a nova central multimídia Uconnect™ Touch. Sua lista de fábrica vai desde saída do ar condicionado para os ocupantes do banco traseiro, rodas de liga leve de aro 16”, computador de bordo completo até bancos e volante reguláveis, além de minissaias e spoiler na tampa traseira.
A versão Sporting ganha ainda novas rodas de liga leve 17” esportivas, além de seus itens específicos como faróis com acabamento esportivo, ponteira de escapamento esportiva com saída dupla cromada, teto solar elétrico Skydome, suspensão com acerto esportivo, entre outros itens. Enquanto a top da gama, a T-Jet, traz em sua vasta lista de conteúdos de série, itens exclusivos da versão, como Hill Holder, quadro de instrumentos com display Dot Matrix e sensor de estacionamento.
Modelos e preços:
Essence 1.8 16V: R$ 61.990
Sporting 1.8 16V: R$ 67.990
BlackMotion 1.8 16V: R$ 68.990
T-Jet 1.4 16V Turbo: R$ 78.490