A Fifa confirmou nesta terça-feira (10) que irá destinar aproximadamente R$ 1,8 bilhão aos clubes que cederam atletas para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O montante será distribuído por meio do Programa de Ajuda a Clubes, que busca compensar financeiramente as equipes pela participação de seus jogadores nas competições internacionais.
De acordo com a entidade, o fundo destinado chega a US$ 355 milhões, o equivalente a quase 70% a mais do que foi repassado antes do Mundial do Catar, em 2022. Esse aumento reforça a intenção da Fifa de reconhecer a importância dos clubes no desenvolvimento dos atletas que defendem suas seleções.
Critérios de distribuição
O pagamento será feito levando em consideração o número de jogadores cedidos e o período em que permaneceram à disposição das seleções durante as eliminatórias. Dessa forma, clubes de diferentes países, incluindo o Brasil, devem ser beneficiados.
Com o alto número de atletas brasileiros atuando tanto em clubes nacionais quanto em equipes do exterior, a medida deve representar uma injeção significativa de recursos. Os valores poderão ajudar no equilíbrio financeiro e até em novos investimentos.


