Cidades

Filho do líder do PT na Câmara usava cartão de visitas da Prefeitura

Tiago de Albuquerque, filho do vereador Samuel Vasconcelos (PT) na Câmara Municipal de Guarulhos, apresentava um cartão de visitas em seu nome como “Assessor de Redes Sociais” da Prefeitura de Guarulhos.

Marido de Nataly Galdino Diniz, a funcionária que foi exonerada quando veio à tona as denúncias de uso de equipamentos e pessoal da Secretaria de Comunicação em ataques pelas redes sociais ao senador Aécio Neves (PSDB), Tiago não tinha um cargo na Prefeitura de Guarulhos, mas era constantemente visto dentro da Secretaria de Comunicação. Ele estava lotado na Agende (Agência de Desenvolvimento de Guarulhos), uma organização que presta serviços ao município e – só no ano de 2013 – recebeu R$ 14.356.713,00 referentes a contratos que chegaram a R$ 16.262.127,00.

Quando o jornal Folha de S.Paulo começou a apurar o caso, que tramita na Justiça de São Paulo, Tiago foi exonerado da Agende, em 21 de maio. Segundo o vereador Geraldo Celestino, líder do PSDB na Câmara Municipal, o filho de Samuel Vasconcelos tinha contrato para – como funcionário da Agende – prestar serviços na Secretaria Municipal de Trabalho.

Neste final de semana, o vice-presidente do Diretório Municipal do PSDB, Richard Alberto dos Santos, revelou ter em mãos um cartão de visitas de Tiago Albuquerque, em que ele se apresenta como “Assessor de Redes Sociais – Núcleo de Comunicação Digital – Secretaria de Comunicação”. Além de conter a nova logomarca da Prefeitura de Guarulhos, lançada em maio de 2013, o cartão segue o padrão gráfico dos materiais de divulgação da administração de Sebastião Almeida (PT) a partir daquela data até hoje. 

O GuarulhosWeb enviou uma série de questionamentos tanto para a assessoria de imprensa da Agende como para seu presidente Aarão Ruben sobre a relação da agência com Tiago. Até o momento, nenhuma das questões foi respondida.

Questões enviadas para a Agende:

Tiago foi contratado da Agência em que período?
Qual a função ele exercia?
Em que Secretaria ele estava alocado?
Por que ele saiu exatamente no momento em que o jornal Folha de S.Paulo começou a investigar o caso, no final de maio deste ano?
Também gostaria de saber com quais secretarias municipais a Agende mantém relação direta para a formação profissional?
Existe alguma relação formal da Agende com a Secretaria de Comunicação?

Também nesta manhã o GuarulhosWeb enviou para a Secretaria Municipal de Comunicação para que a Prefeitura se manifestasse. Até a publicação desta reportagem, mais uma vez, nenhuma resposta.

Confira as perguntas não respondidas pela Prefeitura:

– Qual era a função de Tiago de Albuquerque dentro da Secretaria de Comunicação?
– Tiago exibia um cartão de visitas com o logo da Prefeitura, apresentando-se como Assessor de Redes Sociais. A Secretaria tem conhecimento disso?
– Como funcionário da Agende, ele poderia ter este cartão?
– Existe hoje essa função dentro do "Núcleo de Mídias Digitais" da Secretaria de Comunicação? Qual a finalidade deste Núcleo?

Posso ajudar?