Cinema

Filme: “Anjos da Lei” homenageia série clássica sem copiá-la

O longa-metragem não é exatamente uma refilmagem do original

Em 1987 a TV americana começou a exibir uma série com uma premissa inédita: policiais com aparência mais jovem entravam infiltrados em uma escola e combatiam os crimes envolvendo os alunos. Tratava-se de "Anjos da Lei", que durou cinco temporadas e tornou-se um clássico da época. Grande parte do sucesso se devia ao carisma do protagonista, um tal de Johnny Depp, que fazia seu debute como ator principal. Imaginar um tempo em que o ator de "Piratas do Caribe" ou "Edward Mãos de Tesoura" era um ilustre desconhecido pode ser difícil ao público de hoje. E é justamente essa distância entre gerações que gera o mote para muitas das piadas de "Anjos da Lei", que chega aos cinemas nesta semana.

Aos fãs do original, vale o aviso: o longa-metragem, estrelado por Jonah Hill (de "Moneyball – O Homem Que Mudou o Jogo") e Channing Tatum (de "À Toda Prova"), não é exatamente uma refilmagem. Está mais para uma nova versão, baseada no que aconteceria se dois caras na casa dos 30 anos se infiltrassem numa escola nos dias atuais. No caso, Schmidt (Hill) e Jenko (Tatum) são dois ex-colegas de escola que atuam juntos nas forças policiais. Quando estudavam, a dinâmica entre os dois era basicamente do gordinho nerd sendo sacaneado pelo grandalhão. Agora, os dois oficiais deixam bastante a desejar como defensores da lei. Isso os leva a participar de um programa especial de combate ao tráfico de drogas que foi reativado após ter "algumas tentativas nos anos 80". Na operação, agentes da lei se reúnem em uma capela cujo endereço é "21 Jump Street" (nome original do seriado e do filme) e recebem instruções do capitão Dickson (Ice Cube, de "Triplo X – Estado de Emergência"). Nem é necessário dizer que as instruções de Dickson são uma atração à parte "Vocês, filhos da p…, estão aqui por parecerem ‘Justin Biebers e ‘Miley Cirus". A partir daí, as situações começam a mostrar como os dois "anjos da lei" estão fora de sintonia com a juventude de hoje. E há, é claro, a homenagem à produção dos anos 80, com uma participação especial de Depp. A direção é de Phil Lord, Chris Miller, dupla de "Tá Chovendo Hamburger".

Anjos da Lei (21 Jump Street). EUA, 2012. Comédia/ Ação. Direção de Phil Lord e Chris Miller. Com: Channing Tatum, Jonah Hill, Jake M. Johnson, Lindsey Broad, Ellie Kemper, Dave Franco, Brie Larson, Ice Cube, Nick Offerman, Rob Riggle, Johnny Simmons, Spencer Boldman, Dakota Johnson, Valerie Tian, DeRay Davis. Distribuição Sony Pictures. Classificação: 16 anos.

Posso ajudar?