O documentário <i>Hitler vs Picasso: A Obsessão Nazista pela Arte</i> será exibido em capitais do Brasil como parte da mostra A Grande Arte no Cinema, que acontece em paralelo com a programação da 8½ Festa do Cinema Italiano.
O filme italiano de 2018 conta como o ditador ordenou que obras de arte clássicas fossem roubadas. As peças eram usurpadas de museus em territórios ocupados e também da casa de colecionadores de arte, como os judeus. Os roubos aconteceram até o final da Segunda Guerra Mundial.
Além da história do ditador, a mostra exibe esta semana outros dois documentários dedicados às artes visuais e aos grandes artistas da história: <i>Monet: Magia de Luz e Água</i> e <i>Gauguin no Taiti</i>.
Assista ao trailer<a href="https://www.youtube.com/watch?v=ZBe3p2Maohk" target=_blank><u> aqui</u></a>
Os horários das sessões são divulgados semanalmente pelas salas de cinema da região. Ainda não foram divulgadas todas as datas do documentário sobre Hitler.
As exibições acontecem nos cinemas de Palmas (TO), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Brasília, Belo Horizonte (MG) e Recife (PE).
Veja mais informações, com a programação completa e atualizada, no site da <a href="https://br.festadocinemaitaliano.com/filmes-por-secao" target=_blank><u>Festa do Cinema Italiano</u></a>.
<b>Confira as salas:</b>
Cine Cultura Palmas, em Palmas
Cine Vitória, em Aracaju
Cine Bangüê, em João Pessoa
Espaço de Cinema Bourbon Country, em Porto Alegre
Cine Metha Glauber Rocha, em Salvador
Cine Passeio, em Curitiba
Cinema do Dragão, em Fortaleza
Cine Arte Pajuçara, em Maceió
Paradigma Cine Arte, em Florianópolis
Cine Jardins, em Vitória
Cine Casarão, em Manaus
Espaço Itaú Botafogo, no Rio de Janeiro
Espaço Itaú Augusta, em São Paulo
Espaço Itaú Casa Park, em Brasília
UNA Cine Belas Artes, em Belo Horizonte
Moviemax Rosa e Silva, em Recife
<b>Confira as outras sinopses:</b>
<b>Doze Anos no Paraíso</b>
Em <i>Gauguin no Taiti: O Paraíso Perdido</i> o pintor francês é retratado como um artista em busca da sua autenticidade. Gauguin passou doze anos no Taiti, na Polinésia a procura de de imersões profundas pela exuberância da natureza, por sentimentos, visões e cores, sempre mais puras e claras.
<b>Excursão pela arte</b>
<i>Monet: Magia de Luz e Água</i> faz um passeio pela França por onde as obras-primas de Monet estão expostas. O público por conhecer o Museu Orangerie, o Museu Marmottan, o Museu Orsay e, por fim, conhecer a casa de Monet e os jardins em Giverny.
Os cinemas já exibiram, como parte da mostra, <i>Caravaggio: A Alma e o Sangue</i>, de Jesus Garces Lambert, <i>Michelangelo: Infinito</i>, de Emanuele Imbucci, <i>Klimt & Schiele: Eros e Psique</i>, de Michele Mally, <i>Eu, Leonardo da Vinci</i>, de Lambert, <i>Tintoretto – Um Rebelde em Veneza</i>, de Giuseppe Domingo Romano e <i>Van Gogh, Entre o Trigo e o Céu</i>, de Giovanni Piscaglia.