Início » FINADOS – Cemitérios de Guarulhos devem receber 60 mil visitantes neste sábado
Cidades

FINADOS – Cemitérios de Guarulhos devem receber 60 mil visitantes neste sábado

A expectativa da Prefeitura de Guarulhos é de que cerca de 60 mil pessoas passem por um dos quatro cemitérios públicos da cidade.

A administração municipal preparou um esquema especial para receber esses visitantes, reforçando a segurança e buscando coibir ações ilegais como trabalho infantil e comércio irregular.

No Dia de Finados (2 de novembro), o Departamento de Serviço Funerário da Secretaria de Serviços Públicos(SSP) disporá de 140 funcionários, que ficarão responsáveis por prestar informações, fazer a fiscalização interna e o acompanhamento de familiares e idosos. A segurança será reforçada e ficará a cargo da Secretaria de Segurança Pública. Já a fiscalização da área externa será feita por funcionários do Departamento de Relações do Abastecimento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU). O objetivo é coibir o comércio irregular. O esquema especial envolverá também a Secretaria de Saúde, que fará a prevenção à dengue por meio de seus agentes de controle de zoonoses. Já a Secretaria de Transporte e Trânsito fará desvios em ruas e alterações em itinerários de linhas de ônibus.

Uma das preocupações da Prefeitura também é coibir o trabalho infantil nos cemitérios, já que é comum nessa data crianças se oferecerem para carpir, podar, arrumar e plantar flores em troca de alguns trocados. Para combater essa prática, o Departamento de Serviços Funerários contará com a ajuda de fiscais da SSP, Secretaria de Obras e SDU, além de reforço da Guarda Civil Municipal. A Secretaria de Assistência Social iniciou um trabalho nesta semana de conscientização nas escolas próximas aos cemitérios e disponibilizará no sábado o apoio do conselho tutelar.

No Dia de Finados serão celebradas missas nos cemitérios Necrópole do Campo Santo (Vila Rio), às 9h, às 11h, 14h e 16h; Nossa Senhora de Bonsucesso, às 8h, 10h, 14h e às 16h; São Judas Tadeu, às 7h30, 11h e às 15h; e São João Batista, às 8h. Haverá também apresentação de música sacra e culto da Igreja Batista na Necrópole do Campo Santo, às 15 horas.

Cemitérios públicos da cidade:

 

Necrópole do Campo Santo (avenida Benjamin Harris Hannicutt, 1.501, Vila Rio de Janeiro).

 

Nossa Senhora de Bonsucesso (rua Catarina Maria de Jesus, 300, Bonsucesso).

 

São João Batista (rua Felício Marcondes, 320 – Centro).

 

São Judas Tadeu (avenida Dr. Timóteo Penteado, 1.329 – Picanço).