Cidades

Finados tem esquema especial de trânsito e transportes

Prefeitura monta estrutura para quem for visitar os cemitérios da cidade

Uma estrutura especial está sendo montada  pelos departamentos de Trânsito e de Transportes com a finalidade de atender as pessoas que visitarem os cemitérios no feriado de Finados, dia 2. Por conta disso, haverá ronda operacional de sábado a segunda-feira, dias 30, 31.

Na terça-feira será realizada ação específica, "com a interdição de ruas e avenidas próximas aos cemitérios de Bonsucesso, Vila Rio de Janeiro, São Judas Tadeu/Picanço, Parque Primavera I e São João Batista", explica o diretor de Trânsito, Claudio Attili.

Entre outras mudanças, foi determinado que, no cemitério da Vila Rio de Janeiro será proibido o estacionamento de veículos. Próximo ao local, nas avenidas Salgado Filho (100 metros), Rio de Janeiro (100 metros) e Benjamin Harris Hunnicutt (80 metros), haverá espaço para parada de carros.

No trecho da avenida Benjamin Harris Hunnicutt, entre a rua Lions e a avenida Rio de Janeiro ,será totalmente interditado, com acesso ao estacionamento do cemitério pela rua Lions. Já no cemitério de Bonsucesso, o trecho da avenida Dona Catarina Maria de Jesus, entre a estrada do Capuava e a rua Lagoa Seca, será interditado, sendo permitido estacionamento neste local. O desvio de trânsito ocorrerá pela ruas Lagoa Seca, Orlando Ramos, Doze de Outubro e Senhor do Bonfim (até a estrada Capuava). Na estrada do Capuava, próximo ao cemitério, será reservado vagas em 150 metros (ambos os lados).

  nas proximidades do cemitério São Judas Tadeu /Picanço, a praça da Saudade com a avenida Timóteo Penteado terá sentido único (bairro-centro). Por sua vez, a praça da Saudade com a rua Condessa Amália terá sentido contrário (centro-bairro). Haverá reserva de vagas na rua Condessa Amália com a praça da Saudade. E nos arredores do cemitério Parque Primavera I, o trecho da avenida Otávio Braga de Mesquita, entre a avenida Nova Taboão e a rua Príncipe Mikasa, terá sentido único (centro-bairro) e o trânsito será desviado pelas avenidas Nova Taboão e Martins Junior. Haverá ronda periódica nos cemitérios São João Batista, Primavera II, Islâmico e Memorial.

Entre as mudanças em relação aos ônibus neste feriado, ficou estabelecido que, na véspera do feriado, dia 1º, as linhas municipais de ônibus vão operar com frota e programação de horário idêntica ao estabelecido aos sábados. E na terça-feira haverá alterações de itinerário nas linhas que atendem os cemitérios de Bonsucesso, Parque Primavera I, Vila Rio de Janeiro e São Judas Tadeu/Picanço.

De acordo com o diretor de Transportes, Arnaldo Caputo, não haverá mudanças no sistema de transporte coletivo que circula pelos cemitérios São João Batista, Memorial e Parque Primavera II. De acordo com ele, os históricos demonstram que a programação normal atende a demanda de visitantes desses locais.

As modificações previstas no transporte coletivo são:

Cemitério de Bonsucesso – A linha 592 – Circular Vila Carmela/Pimentas será prolongada até o final da avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira com a rua Caracol, que operará com intervalo médio de 30 minutos.

Cemitério da Vila Rio de Janeiro – Além das linhas que já atendem a Vila Rio de Janeiro, serão prolongadas, como novas opções aos visitantes do cemitério, as linhas 9 – Circular Vila União/Praça da Saudade (via Parque Primavera), 8 – Parque Alvorada/Praça da Saudade, 70 – Jardim Fortaleza/Jardim Santa Clara. O ponto final da Viação Transguarulhense, situado na avenida Benjamin Harris Hunnicutt, lateral ao cemitério, será transferido para o Parque Continental V, próximo ao Sesi Cocaia, mantendo o atendimento ao cemitério.

Cemitério São Judas Tadeu/Picanço –  As linhas 9 – Circular Vila União/Praça da Saudade (via Parque Primavera) e 8 – Parque Alvorada/Praça da Saudade mantêm atendimento de passagem ao cemitério, prosseguindo percurso até o cemitério da Vila Rio de Janeiro. A linha 25 – Aeroporto/Praça da Saudade manterá o atendimento atual ao cemitério, porém com percurso circular, com ponto terminal somente no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Posso ajudar?