Cidades

FINANÇAS – Prefeitura deve R$ 430 milhões a credores

A Prefeitura de Guarulhos entra no terceiro mês do ano afundada em dívidas. Somando-se aos valores não quitados em 2013 com os já realizados em 2013, a administração deve hoje R$ 430.753.928,85 a seus credores

Segundo informações postadas no portal Transparência Cidadã, mantido pela Prefeitura por força de lei com todas as prestações de conta do município, nesta segunda-feira, 4 de março, a administração municipal tinha em seu orçamento de 2012 R$ 2.389.051.011,17 em serviços, obras e materiais contratados. Deste valor, R$ 2.277.382.920,23 foram executados. Entretanto, até o momento o Município efetuou o pagamento de R$ 1.959.447.845,57.

Ou seja, no terceiro mês de 2013 a Prefeitura acumula dívidas vencidas de R$ 317.935.074,66 junto aos mais diversos credores, o que representa 13,9% de inadimplência por parte da administração. No exercício de 2013, a Prefeitura já tem R$ 449.293.637,99 contratados, sendo que R$ 112.818.854,19 foram executados. Porém, nada foi pago ainda. Somando-se aos valores que ficaram pendentes de 2012, a administração deve hoje R$ 430.753.928,85 a seus credores. O valor corresponde a 14% do orçamento anual do Município.

Mas a Prefeitura de Guarulhos não pode ser considerada uma má pagadora por todos aqueles que prestam serviços à municipalidade. Uma rápida pesquisa no Transparência Cidadã revela que a administração está com os pagamentos em dia com vários fornecedores. As empresas de ônibus que prestam serviços de transporte coletivo, por exemplo, tiveram todas suas faturas referentes a 2012 quitadas.

A Empresa de Ônibus Guarulhos recebeu os R$ 966.441,17 faturados para a Prefeitura ao longo do ano passado, assim como a Vila Galvão, que recebeu os R$ 4.471.808,10, e a Campo dos Ouros, que levou R$ 4.717.866,85. Todos esses empenhos constam da Secretaria de Transportes e Trânsito, responsável para quitar os valores referentes ao sistema de transportes. Porém, dezenas de permissionários – tanto perueiros que operavam com vans, mediante liminar, como micreiros (que operam no sistema alimentador) – ainda não tiveram seus valores quitados.

Um dos maiores fornecedores da Prefeitura de Guarulhos, a Quitaúna – empresa responsável pela coleta de lixo – também ainda tem mais de R$ 10 milhões para receber do município referente a serviços executados no ano passado. Dos R$ 81.011.184,65 devidos, a administração quitou até o momento R$ 69.221.018,59.

O GuarulhosWeb enviou uma série de questionamentos à Imprensa da Prefeitura na manhã desta segunda-feira para que a Administração se posicionasse em relação a esta reportagem, no entanto – até esta publicação – nada foi respondido.

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