Cidades

Fiscais federais agropecuários seguem em greve no Aeroporto de Guarulhos

 
Desde a última quinta-feira, 17, fiscais federais agropecuários estão em greve por melhores condições de trabalho e reajuste salarial com base no índice acumulado da inflação nos últimos doze meses, que atingiu o percentual de 9,88%. De acordo com o presidente da Annfa (Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários), Ricardo Mendes, a estrutura precisa ser melhorada em todo em País, em especial no Aeroporto de Guarulhos.
 
“O Aeroporto de Guarulhos absorve a maior parte de todo fluxo de transporte aéreo do País. O número de agentes que temos lá é insuficiente para atender a demanda como rapidez e agilidade. Queremos também que os respectivos salários sejam reajustados conforme inflação, além da contratação de novos fiscais, por meio de concurso público, já que cerca de 1000 fiscais estão se aposentando”, declarou o delegado sindical da Annfa, Ricardo Mendes.
 
No Aeroporto de Guarulhos atuam aproximadamente 25 fiscais federais agropecuários para que possa fiscalizar os processos de entrada e saída do País de produtos agrícolas permitidos ou não. Em todo País, a paralisação é parcial e cerca de 70% dos quase 3000 agentes aderiram à greve. Ou seja, o atendimento no equipamento de transporte aéreo da cidade é de apenas 8 agentes para atender em média 200 voos diários.
 
“Só estamos fazendo os atendimentos para produtos perecíveis e que traz risco a saúde alimentar humana. Apenas o que não oferece risco imediato é que está sendo retido com o propósito de que o governo sente para negociar. Queremos resolver isso o mais breve possível. Os serviços estão sendo mantidos e funcionando normalmente”, explicou Mendes.
 
É atribuído aos fiscais federais agropecuários a emissão de certificados fitossanitários para cargas exportadas como grãos e carnes. Segundo estimativa da Annfa, pelo menos 40% do transporte aéreo de produtos de origem animal e vegetal são transportados pelo Aeroporto de Guarulhos. A entidade sindical alega que a decisão foi tomada em função das tentativas de negociação sobre as perdas salariais nos últimos anos.

Posso ajudar?