Cidades

Fiscalização retorna a klabin, faz apreensões e lacração

Dando sequência a operação de fiscalização realizada na semana passada, fiscais da Prefeitura retornaram nesta terça-feira, 31, ao km 219 da Rodovia Presidente Dutra, na Várzea do Palácio, e apreenderam seis caminhões que levavam terra e entulho de forma irregular para a área que possui mais de 1 milhão de m². 
 
Devido a violação de uma lacração anterior, o local foi mais uma vez multado e novamente lacrado, desta vez com barreira física. A operação envolveu as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (SDU), Serviços Públicos (SSP) e Guarda Civil Municipal (GCM). 
 
Durante a ação a fiscalização constatou a inexistência do Certificado de Transporte de Resíduos (CTR) e o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Ambas documentações garantem o controle sobre os materiais que são despejados no local, evitando que detritos proibidos sejam descartados de maneira irregular. 
 
Para o poder público é imprescindível ter um controle mínimo sobre de onde vem, para onde vai e o que está sendo descarregado no terreno.
 
Na sexta-feira passada, dia 27, os responsáveis pela terraplanagem que ocorre no local já haviam sido notificados a promover adequações que amenizassem os impactos gerados pela negligência no trasporte dos resíduos. 
 
O intenso fluxo de caminhões, cujo destino é o terreno pertencente a Klabin Irmãos e Cia, também tem causado danos ao pavimento de vias, lama e muita poeira. A situação resultou em autuações.
 
Comerciantes, cidadãos que circulam pela região e utilizam um ponto de ônibus próximo ao local, além de funcionários e clientes de um posto de combustível ao lado do terreno, reclamam principalmente do excesso de poeira.
 
A SDU também notificou os responsáveis a promoverem a limpeza e recuperação do pavimento, desobstrução do passeio, construção de 320 metros de calçada e murar o entorno do terreno. 
 
Após as notificações serem atendidas e as documentações exigidas apresentadas, a SDU irá promover a desinterdição. 
 

Posso ajudar?