Esportes

Flamengo anuncia novo técnico para disputar Série A3 em2016

Com o objetivo de retornar à Série A2 do Campeonato Paulista, o Flamengo foi buscar um treinador experiente e campeão da terceira divisão. Responsável por guiar o São Bento, hoje na elite, ao título, em 2013, Edson Vieira terá a incumbência de comandar o Corvo na próxima temporada. O comandante de 50 anos, natural de São José-PR, estava no Maringá, disputando a Taça FPF – que premia o vencedor com uma vaga na Série D do Brasileiro.
 
Vieira, que deixou o Maringá na vice-liderança da Taça FPF, chega a Guarulhos com uma ampla rodagem no futebol paulista. Além de conduzir a representação azul de Sorocaba ao primeiro posto da A3 – justamente no ano do centenário do clube –, o comandante soma passagens por clubes como Taubaté (2014/15 e 2012), Rio Branco (2014), Sertãozinho (2011/12), União São João (2009), XV de Piracicaba (2009), União Barbarense (2007/08 e 2008/09), Atlético Sorocaba (2007) e Comercial (2005).
 
Feliz com a primeira oportunidade à frente do Rubro-Negro, Vieira, que montou o elenco do Taubaté campeão da A3 em 2015, elogiou a representação guarulhense, mostrando-se animado para o início do trabalho e expondo um planejamento ambicioso: encaminhar a vaga na elite em dois anos – a pré-temporada do elenco profissional terá início na segunda quinzena de novembro.
 
“É uma alegria enorme receber a oportunidade de comandar o Flamengo, um time que possui um belo estádio e uma grande história. Durante as conversas com jogadores e treinadores os elogios ao clube foram unânimes. Além disso, à frente da equipe estão dirigentes sérios e comprometidos. Isso me deu a certeza e a paz que preciso para iniciar um trabalho honesto, em busca de mais uma conquista no futebol”, ressaltou o treinador.
 
Adiante, Vieira analisou o trabalho realizado no São Bento, quando guiou a equipe de Sorocaba ao título da A3. O paranaense disse ter tido a filosofia contestada durante o início da temporada azulina, contudo, recuperou a confiança dos torcedores com trabalho sério, mediante um retrospecto irretocável dentro e fora de casa.
 
“Foi uma das melhores equipes que já dirigi, com atletas de qualidade e caráter, caso de Henal (goleiro, ex-Flamengo), Carlão (zagueiro), Veloso (lateral direito), Tiago Tremonti (meia) e Lelo (centroavante). Pudemos realizar uma campanha espetacular. Fomos campeões com todos os méritos. Em 16 meses, fiz 59 jogos e perdi apenas quatro partidas, sendo que, dos 30 compromissos em casa, fui derrotado uma vez. Peguei o time desacreditado e fui motivo de chacota, mas sempre disse que o clube estaria no Paulistão em dois anos. Depois viram que eu estava certo”, sintetizou.
 
Ao recordar as vezes que enfrentou o Flamengo – pelo União Barbarense, em 2008, ano em que o Flamengo foi campeão da Série A3, e em 2013, com o São Bento –, Vieira rasgou elogios à representação guarulhense, mostrando respeito e admiração pelos ídolos do Corvo.
 
“Fiz três jogos memoráveis contra o Flamengo em 2008, à frente do União Barbarense: dois na primeira fase e dois no quadrangular final (somando uma vitória e dois empates). O Corvo foi o campeão, mas também subi minha equipe. O último encontro com o clube também foi marcante: protagonizamos um duelo de artilheiro (Jackson Five) contra vice-artilheiro (Gabriel Barcos) na A3. O placar não poderia ser outro: 3 a 3. E, em todas essas ocasiões, enfrentei treinadores que são meus amigos, por quem nutro o maior respeito: Wagner dos Anjos e João Vallim”, avaliou.
 
Por fim, Vieira expressou o que a torcida flamenguista pode esperar de seu trabalho e deu indícios das características impressas pelas equipes que dirigiu ao longo de sua trajetória no futebol: “Tenho o orgulho de ter o nome limpo no esporte. Por onde passo deixo um legado de respeito, e isso não será diferente em Guarulhos. Minha marca é montar um time de guerreiros, que se doa sempre, deixando sempre 100% de empenho e dedicação dentro de campo, tanto nos treinamentos quanto nos jogos. Essa é a filosofia que vou impor mais uma vez”.
 
Fora de São Paulo, Vieira, além do Maringá, passou dirigiu equipes como Gama-DF (2010), Londrina-PR (2006), Portuguesa-PR (2006) e Caxias-SC (2006). Fora do País, o paranaense realizou cinco estágios: Atlas-MEX (2002), Universidad Autónoma de Guadalajara (2002), Sporting Lisboa-POR (2004, onde pôde observar a metodologia do técnico José Peseiro), Benfica-POR (2004, com o italiano Giovanni Trapattoni) e Barreirense-POR (2004).
 
Como jogador, Vieira, que ganhou o apelido de “Maradoninha” por sua habilidade, defendeu clubes como Botafogo-RJ, Botafogo-SP, Mogi Mirim, Ponte Preta, Noroeste, Fortaleza, Santa Cruz, Ceará, Londrina e Comercial-SP. Fora do país, atuou por Once Caldas-COL, Atlas-MEX, Millonarios-COL, Unión Magdalena-COL, Edessaikós-GRE e Universidad Autónoma de Guadalajara-MEX.
 
Vieira já estará em Guarulhos neste sábado, onde assistirá ao duelo contra o Sertãozinho, válido pelas oitavas de final do Campeonato Paulista sub-20. O compromisso, com entrada franca, terá início às 15 horas no estádio Antônio Soares de Oliveira. A coletiva de apresentação oficial do treinador deve ocorrer na próxima semana.

Posso ajudar?