O primeiro objetivo do Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Júnior já está traçado há alguns anos: alcançar a tão sonhada classificação para a segunda fase.
Na última edição, o rubro-negro selecionou atletas, montou um bom elenco, mas não conseguiu fazer frente a Goiás e Portuguesa. Portanto, para 2011, o grupo de atletas vem das categorias de base do próprio clube.
O técnico Cláudio Ribeiro, que será o responsável por tentar realizar o sonho rubro-negro, contará com jogadores já conhecidos do treinador do Corvinho. Com a experiência de ter dirigido as equipes sub-15 e 17 do Flamengo, Ribeiro comandará cinco atletas que já atuaram sob seu comando no Campeonato Paulista sub-20 deste ano. “A maior dificuldade é não terem passado por categorias menores, que possuem o sonho de jogar a Copa São Paulo, que é a oportunidade da vida deles, mas faltam fundamentos ainda”, comenta Cláudio.
Apesar do entrosamento herdado de categorias inferiores, dois deles contam com a experiência de terem atuado na Copa São Paulo de 2010. O meia Lucas Tavares e o atacante Apolo, que defenderam as cores do Flamengo sob o comando do ex-treinador Toninho Oliveira.
Sem erros – A Copa São Paulo é uma competição conhecida na gíria do futebol como “torneio de tiro curto”, pois, na primeira fase, são três partidas disputadas no período de uma semana. “Não podemos errar. Nos jogos do Paulista sub-20, fomos superiores contra a Portuguesa, Pão de Açúcar e Guaratinguetá. O mando é nosso, temos a torcida a favor, se formos bem, teremos um estádio inteiro a nosso favor”, prevê Ribeiro.
Objetivo é classificação mas revelação de atletas prevalece
Com esta visão otimista, o técnico rubro-negro espera resultados ainda maiores. “Queremos classificar sim, mas também revelar jogadores para o elenco profissional ou para negociações. Com o Corinthians gerenciando o elenco principal, é possível que se interessem por nossos atletas”, sugere.
Grupo – O sorteio dos grupos trouxe um certo alívio para Cláudio Ribeiro. Para um time que teve que enfrentar duas grandes equipes, como Goiás e Portuguesa em 2010, cair num grupo com Vitória, Grêmio Prudente e Jaguaré aumentou as esperanças da torcida guarulhense.