Diferente da sensação manifestada de forma natural sobre mudança, o presidente do Flamengo, Joaquim Mangueira, viu com bons olhos a nova proposta implantada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) para a disputa da Série A3 do Campeonato Paulista da próxima temporada. Para a competição regional, o Corvo aposta suas fichas na experiência do técnico Edson Vieira, campeão da divisão em 2013 com o São Bento.
Assim como na elite e na Série A2, a Federação Paulista de Futebol manteve a mesma forma de disputa para a A3. Ou seja, ascendem de divisão apenas duas equipes e outras seis são rebaixadas para as divisões inferiores. Dessa forma existe a possibilidade da 4ª divisão contar com um número excessivo ou inchaço na própria competição, ou o próprio esvaziamento da mesma.
No entanto, apesar das alterações provocadas pela entidade responsável pelo futebol paulista, o mandatário flamenguista aprovou a proposta e diz ser necessárias as mudanças para elevar o nível técnico do campeonato. Outro detalhe destacado por Mangueira foi o aumento significativo das cotas oferecidas pela FPF em função da participação da equipe nos três principais níveis do futebol estadual.
“As mudanças serão sentidas em um primeiro momento, porém, se apresentarão como benéficas para o futuro. Com o passar do tempo as alterações se destacarão como positivas. As remunerações propostas pela FPF também foram adequadas. O rebaixamento de seis clubes, de início, assusta, mas é necessário que haja tal medida, principalmente para a elevação da qualidade do torneio. Saí do Conselho Arbitral muito satisfeito”, explicou Joaquim.
A pré-temporada flamenguista terá início no dia 24 de novembro. O elenco, que será comandado por Edson Vieira, campeão da Série A3 de 2013 pelo São Bento, está praticamente fechado. O Corvo não disputa o segundo estágio do futebol paulista desde 2010, tendo chegado ao quadrangular final da terceira divisão duas vezes desde então, em 2011, sob o comando de Ronaldo Moraes na reta final, e 2013, com João Vallim à beira do gramado.