A falta de valorização dos jogadores que passaram pelo Flamengo faz com que o clube guarulhense assista uma debandada de seus talentos e veja seus ex-atletas triunfarem em outros clubes do futebol paulista. Nomes como os zagueiros Sandoval e Gustavo Bastos e o volante Baraka destacam-se na primeira divisão do Campeonato Paulista, como titulares absolutos de suas equipes.
Gustavo Bastos, conhecido pela torcida rubro-negra como Gaúcho, defendeu o Corvo na temporada 2009, quando anotou três gols e foi decisivo para que o Flamengo chegasse à fase final e batesse na trave da primeira divisão, sendo eliminado na penúltima rodada do quadrangular decisivo da série A2.
Após o Paulista, Gaúcho foi dispensado junto com boa parte do elenco e cogitou até abandonar a carreira. Mas deu a volta por cima e hoje defende o Mirassol, sendo titular absoluto do time, quinto colocado no Paulistão, e autor de três gols até aqui.
Outro exemplo é o volante Baraka, jogador aclamado pela torcida guarulhense pela raça demonstrada em campo. Titular absoluto há dois anos do Mogi Mirim, Baraka nunca foi substituído à altura no rubro-negro, desde que deixou o clube ao final da temporada 2009, após disputar o Paulistão e a Copa Paulista.
Revelação tardia – Destaque no Flamengo, o beque Sandoval teve que aguardar sua oportunidade e começou a cavar sua vaga na equipe titular no final do Paulista de 2009, quando o capitão Rafael Braga se lesionou e Sandoval não largou mais o time titular.
Nem a constante troca de técnicos afastou o ágil zagueiro da equipe principal, mas sem uma valorização, Sandoval arrumou suas malas no ano passado e migrou para o Santo André, onde foi considerado revelação e tornou-se titular na atual temporada.
Muralha de 2010, quando o Flamengo sofria com constantes derrotas que resultaram no rebaixamento do time para a série A3, o goleiro Paulão hoje defende a meta do Grêmio Osasco, líder do grupo do Corvo.
Série A2
Além destes, outros nomes garimparam vagas na série A2 do Paulista. O volante Reinaldo defende o América, o zagueiro Felipe Zambon é titular no Osvaldo Cruz e o defensor Rafael Braga disputa a A2 com a camisa do Rio Claro.
O XV de Piracicaba conta com um trio de ex-flamenguistas: o zagueiro Diego Araújo, o Chiclete, o lateral Vinícius e o atacante Paulinho. E o meia Felipe Piovesan comanda o meio de campo do Red Bull Brasil.