O Flamengo alcançou a marca inédita de 65 milhões de inscrições no total de suas redes sociais, nesta terça-feira (2), impulsionado pela conquista de seu quarto título na Copa Libertadores da América. O clube liderou o crescimento digital em novembro, registrando um saldo de 574 mil novas inscrições (já considerando a retração de 663 mil inscritos na plataforma “X”, antigo Twitter).
Ao considerar apenas as plataformas em que o saldo foi positivo (Instagram, YouTube e TikTok), o Flamengo acumulou cerca de 1,2 milhão de novas inscrições no último mês.
O “Rubro-Negro” figurou no topo dos ganhos em diversas plataformas:
- Instagram: 938 mil novas adesões, alcançando a marca de 24 milhões de inscritos.
- TikTok: 200 mil novos inscritos.
- YouTube: 100 mil novos inscritos.
Outros destaques do Ranking Digital
A edição atual do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros do IBOPE Repucom destacou outros clubes com crescimento expressivo, que somaram, juntos, mais de 1 milhão de novas inscrições em novembro:
- Remo: Registrou o segundo maior crescimento do mês, com mais de 200 mil novas inscrições. 80% desse resultado veio do Instagram.
- Mirassol: Ocupou a terceira posição com 174 mil novas adesões. O Instagram foi responsável por 89% desse crescimento. O clube estreou na Série A com a melhor campanha e se classificou para a CONMEBOL Libertadores em 2026.
- Chapecoense: Registrou o quarto melhor resultado do mês, com 67 mil novas adesões. Não aparecia no TOP 5 mensal desde abril de 2017. O avanço pode estar ligado ao retorno do clube à Série A em 2026.
- Red Bull Bragantino: Fechou o TOP 5 dos maiores ganhos digitais, com cerca de 8 mil novas inscrições.
Apesar do crescimento pontual de alguns clubes, o desempenho de novembro representa o menor crescimento de toda a série histórica do estudo, com um saldo negativo de 4,3 milhões de inscrições no total das 50 equipes analisadas.
O principal motivo dessa retração foi a forte queda no número de inscrições no “X” (antigo Twitter), que registrou um recuo de 7,2 milhões de seguidores apenas neste mês. No acumulado do último trimestre (setembro a novembro), o saldo negativo na plataforma chega a 8,4 milhões de inscrições. Acredita-se que o movimento possa estar relacionado aos esforços anunciados pelo “X” para a remoção de contas inativas e limpeza da base de usuários.



