Depois de conquistar o 3º lugar no Campeonato Paulista da Série A3, o Flamengo volta suas atenções para a disputa da Copa Paulista, que garante aos finalistas vagas em competições nacionais como a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro. O escrete guarulhense será comandado novamente pelo técnico Rogério Delgado, que substituiu o comandante Edson Vieira, atual treinador da Inter de Bebedouro. Os trabalhos começaram nesta segunda-feira, 30.
Apesar de ter como objetivo utilizar a competição para construir uma nova base para o Campeonato Paulista da Série A3 do próximo ano, a direção flamenguista anunciou a renovação de contrato de apenas quatro atletas que estavam no elenco que disputou o terceiro nível do futebol paulista nesta temporada. Continuam no Ninho do Corvo o goleiro Wagner Asmir, o meia Milton Júnior, que foi assediado pelo São Bento de Sorocaba, o volante Arthur Silva e o zagueiro Igor Prado.
Além das permanências, o Rubro-Negro guarulhense sofreu um certo desmanche em relação ao que defendeu as cores do clube na Série A3. Deixaram o Antônio Soares de Oliveira o atacante Daniel Bueno e o lateral-esquerdo Wellington Carioca, ambos contratados pelo Rio Claro, o atacante Ingro, que acertou com o Comercial de Ribeirão Preto, os zagueiros Carlão e Paulo Brumati, reforços da Inter de Bebedouro, o goleiro Matheus Santillo e o volante Murilo Rosa, que pertenciam ao Corinthians e estavam emprestados.
No entanto, o elenco do Corvo está em formação e nenhum atleta, até o momento, foi anunciado como reforço para a competição estadual. Dentre as 17 edições do campeonato, esta será a quarta oportunidade que o Flamengo irá ingressar nesta disputa. A primeira aconteceu em 2002, onde registrou seu melhor desempenho ao conquistar o 6º lugar. Na segunda em 2008, o Corvo encerrou o certame na 7ª colocação e na última no ano seguinte terminou na modesta 28ª posição.
Na tabela divulgada pela Federação Paulista de Futebol, o Flamengo tem como primeiro compromisso o desafio contra o Nacional no dia 03 de julho, ás 15h, no estádio Municipal Antônio Soares de Oliveira. E como próximo adversário o Rubro-Negro guarulhense terá de medir forças diante do Santos, 14 dias depois, ás 16h, no estádio da Vila Belmiro. Esta será a 4ª participação do Corvo na competição estadual.