A Federação Paulista de Futebol reuniu os presidentes dos clubes que disputarão a série A3 do Campeonato Paulista de 2011 nesta segunda-feira em congresso técnico para definição do regulamento da competição. E com 12 dos 16 votos possíveis, os presidentes e representantes das equipes decidiram pela regionalização da disputa. Os grupos da competição ainda não foram definidos.
Com isso, os 20 times serão divididos em dois grupos que disputarão entre si em turno e returno e os quatro melhores de cada chave avançam à segunda fase. A definição não era o que o atual presidente do Flamengo, Edson David Filho, preferia. “Neste formato, o sexto colocado de um grupo pode pontuar mais do que o quarto do outro grupo e ainda assim ficar de fora”, explicou. “Eu e os diretores queríamos um campeonato mais extenso, em turno e returno em grupo único, por entendermos que seria mais justo”, completa.
Porém esta alternativa não foi aceita pelos dirigentes. Assim, David votou com outros três presidentes pela manutenção da fórmula de disputa deste ano, disputa em turno único entre as 20 equipes, classificando-se os oito melhores para a segunda fase. Mas foi voto vencido. Outros quatro clubes não tinham procurações para votar, portanto foram impedidos de decidirem.
No congresso técnico, ficou definido que o Paulistão da série A3 terá início dia 30 de janeiro e a decisão do título acontecerá em 22 de maio. Os quatro melhores garantem acesso à série A2 e os quatro piores serão rebaixados para a quarta divisão.
O prazo para as inscrições dos jogadores até a primeira rodada ficou determinado para até o dia 21 de janeiro de 2011. Já a data limite para a inscrição até o final do campeonato é para o dia 10 de março.