Oficialmente, trata-se do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Na prática, é a quarta divisão estadual. É deste último degrau do futebol de São Paulo que Flamengo e AD Guarulhos pretendem se livrar a partir deste sábado, 7/04, quando os dois times profissionais da cidade estreiam na competição.
O primeiro guarulhense a entrar em campo é o que está há mais tempo longe da chamada “bezinha”. A última vez em que o Flamengo jogou esta divisão foi no ano de 2000, quando foi campeão da então Série B1. “É um campeonato novo para a gente. Isso dificulta bastante as coisas”, apontou o presidente Edson David Filho. O Flamengo joga contra o Atlético Mogi, no Estádio Antônio Soares de Oliveira, no Jardim Tranquilidade, às 15h.
No mesmo dia, mas às 20h30, será a vez do AD Guarulhos entrar em campo. O time encara o São José, no Estádio Martins Pereira, no Vale do Paraíba. “A segunda divisão é considerada a mais difícil dos torneios promovidos pela Federação Paulista de Futebol, com exceção da Série A1, é claro”, afirmou Ricardo Agea, presidente do time. Ele acredita, também, que a falta de visibilidade torna a competição pouco atraente para possíveis investidores. “É um campeonato longo, com muitos clubes e pouca cobertura midiática. Isso torna nosso trabalho de construção de um time forte ainda mais complicado”.
Essa dificuldade de investir no elenco – além da regra que limita a idade dos jogadores a 23 anos – fez com que ambas as equipes procurassem manter boa parte dos atletas que atuaram na Copa São Paulo Júnior deste ano. “Nós tentamos priorizar os jogadores que disputaram a Copinha. Temos 8 ou 9. Mas tivemos que buscar alguns mais rodados. Se não tivermos planejamento agora, no meio do caminho a gente se arrebenta. O torneio não é curto. São sete meses de salários com os quais precisamos arcar. Não dá pra fazer loucura”, explicou David, que foi buscar jogadores que foram semifinalistas do Paulista sub-20 na época da parceria com o Corinthians.
A AD Guarulhos manteve metade do elenco utilizado na Copinha, quando fez boa campanha e chegou à segunda fase pela primeira vez. “Teremos 14 jogadores da base utilizada em janeiro. Mas sem alguns mais experientes a coisa não anda”, ponderou Agea. Para ele, a saída de alguns destaques da Copa SP não tem peso algum para o Paulista. “A segunda divisão é muito complicada. Eles são jovens e sentiriam o peso da mesma forma que os outros vão sentir. E na maior parte dos casos, os jogadores saíram por empréstimo. Eles voltarão mais ‘prontos’ para cá e nós ganhamos um fôlego financeiro para acertar nossas contas agora”.
O índio e rubro-negro estão no grupo 4 do Paulistão. Outra novidade da competição em 2018 é a divisão regionalizada dos clubes, o que barateia os custos com viagens. Além de Flamengo, AD Guarulhos, Atlético Mogi e São José, a chave tem União Mogi, Joseense, Amparo e Paulista de Jundiaí.
Pinga-fogo
Este Paulistão terá dois clássicos guarulhenses na primeira fase. Um no dia 13 de maio e outro no dia 1º de julho. Mas o GuarulhosWeb já entrou no clima do dérbi com uma rodada de temas curtos – com uma pitada de polêmica – para os dois dirigentes. Ambos receberam os mesmos questionamentos e tiveram que responder utilizando no máximo 3 palavras. Confira:
RIVALIDADE COM O AD GUARULHOS/AA FLAMENGO
Ricardo Agea: Muito legal
Edson David: Nenhuma
NINHO DO CORVO OU TRANQUILÃO?
Ricardo Agea: Nenhum dos dois
Edson David: Olha a cor…
VILLARES OU JULIANO?
Ricardo Agea: André Lima (nota da Redação: volante que jogou a Copinha e foi para o Inter-RS)
Edson David: Juliano
AD OU GUARULHOS?
Ricardo Agea: Guarulhos
Edson David: AD
FLAMENGUINHO OU FLAMENGO?
Ricardo Agea: Flamengo
Edson David: Os dois
SÉRIE B OU 4ª DIVISÃO?
Ricardo Agea: Segunda Divisão
Edson David: Quarta Divisão
QUAL É O SEU ADVERSÁRIO MAIS FORTE NO GRUPO?
Ricardo Agea: Nós mesmos
Edson David: AD Guarulhos
Anote aí!
Em fevereiro, AD Guarulhos e Flamengo fizeram a opção dos dias que preferem mandar seus jogos no Paulistão. Em casa, o índio jogará sempre aos domingos pela manhã. Já o Flamengo preferiu mesclar os dias de seus jogos como mandante. A maior parte acontecerá aos sábados, às 15h. Apenas os jogos que exigirão mais atenção com a torcida visitante é que serão realizados às 10h de domingo, para evitar a concorrência com a feira livre do sábado e facilitar a entrada pelo portão da Rua Bezerra de Menezes. É o caso do jogo contra o São José, no dia 8/07, e do clássico contra o AD Guarulhos, no dia 13/05.
Serviço
Sábado, 7 de abril
15h – Flamengo x Atlético Mogi – Estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos
20h30 – São José x AD Guarulhos – Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos