A diretoria do Flamengo enfim efetivou o técnico Maurício Barbieri. Nesta quinta-feira, o então interino assinou contrato até o fim do ano e ganhou o status de efetivo. Ele estava comandando a equipe carioca desde o fim de março, quando substituiu o demitido Paulo Cesar Carpegiani.
Barbieri, de 36 anos, assumira o cargo de forma provisória no dia 29 de março, data da demissão do seu antecessor. Inicialmente, o treinador não era a primeira opção da diretoria do clube. No entanto, o jovem técnico deu início a uma grande sequência de bons resultados e acabou conquistando a chance de ser efetivado.
Seu primeiro jogo no comando da equipe foi a vitória sobre o Atlético-GO por 3 a 1, em amistoso disputado no dia 07 de abril, no intervalo entre a eliminação no Campeonato Carioca e o início do Brasileirão.
Foi a primeira de uma série de vitórias. Ele já soma 11 delas, além de seis empates e apenas uma derrota, em 19 confrontos. Barbieri está à frente do Flamengo desde o começo do Brasileirão e também liderou o time na busca pela classificação às oitavas de final da Copa Libertadores. Além disso, liderou o time na classificação na Copa do Brasil.
A diretoria informou ainda nesta quinta-feira que Maurício Souza, técnico campeão da Copa São Paulo deste ano, foi efetivado na função de auxiliar da comissão permanente.