Cidades

Flamengo enfrentará Vitória e Grêmio Prudente na Copa São Paulo

Rubro-negro busca a inédita classificação para a segunda fase

A Federação Paulista de Futebol divulgou os grupos da 42ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, que acontecerá de 4 a 25 de janeiro de 2011. O Flamengo será o cabeça de chave do grupo V e terá pela frente o Vitória, o Grêmio Prudente e o Jaguaré, do Espírito Santo.

Como nos anos anteriores, o rubro-negro mandará seus jogos no estádio Antonio Soares de Oliveira, o Ninho do Corvo, que será sede das seis partidas do grupo V. A tabela com as datas e a ordem dos jogos ainda não foi divulgada.

O Flamengo busca a inédita classificação para a segunda fase. E terá um adversário conhecido, o Jaguaré, do Espírito Santo. O clube já enfrentou o Flamengo na Copinha de 2009. Na ocasião, o Corvo venceu por 1 a 0, com gol de Bruninho, que ainda defende o rubro-negro, mas na época atuava na equipe júnior na lateral direita.  

Edição 2011 terá 92 clubes em 23 grupos

Esta edição da Copa São Paulo contará com 92 clubes, divididos em 23 grupos com quatro times cada. Só do Estado de São Paulo são 44 equipes. Na primeira fase, classificam-se os primeiros colocados de cada chave e os nove melhores segundos colocados.

A partir daí, as equipes se enfrentam no sistema mata-mata em jogo único até a decisão, que acontece dia 25 de janeiro, dia do aniversário da cidade de São Paulo, no estádio do Pacaembu.

Caso o Flamengo consiga o feito de se classificar em primeiro lugar em seu grupo, terá pela frente o oitavo melhor segundo colocado da primeira fase. Se conseguir uma das nove vagas de melhor segundo colocado, poderá enfrentar os favoritos Cruzeiro, Palmeiras, Internacional, Bahia, Fluminense, Santos, Botafogo, o próprio Vitória ou Portuguesa.

História – O Flamengo não deu sorte mais uma vez no sorteio dos grupos. Nos últimos anos, a equipe sempre disputa a primeira fase com, no mínimo, duas equipes expressivas.

Neste ano, o Corvo não resistiu frente à Portuguesa e ao Goiás. Em 2009, o Fluminense foi a maior força do grupo, enquanto o Sertãozinho ficou como segundo clube.

Um ano antes, a situação foi mais amena. Com o Internacional soberano, o rubro-negro venceu o Marília por 2 a 1, mas tropeçou contra o modesto Independência, do Acre.

E panorama parecida aconteceu em 2007, quando o Atlético Paranaense se destacou. O Mengo venceu o São José do Rio Grande do Sul por 2 a 1, empatou com o Marília por 4 a 4, mas ficou em terceiro lugar pelo saldo de gols.

Em 2006, Juventus e Grêmio brigaram pela ponta. Assim, o Corvo só bateu no Interporto, de Tocantins, por 3 a 1.

Posso ajudar?