Esportes

Flamengo lidera ranking de clubes nas redes sociais; Corinthians segue como segundo no Brasil

Na primeira edição do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros de 2023, o IBOPE Repucom destaca o desempenho anual de novos inscritos nas redes sociais dos 50 clubes monitorados durante o ano de 2022. No acumulado anual, os cinco clubes que mais se destacaram na aquisição de novas inscrições foram: Flamengo (7,8 milhões de inscrições), Corinthians (4,7 milhões), Vasco (2,9 milhões), Palmeiras (2,1 milhões) e São Paulo (1,6 milhão).

  • Flamengo soma 7,8 milhões de novas inscrições, um crescimento de 17% durante 2022;
  • Corinthians obteve o segundo maior resultado do ano ao atingir 4,7 milhões de inscrições;
  • Vasco totaliza 2,9 milhões de inscritos no ano e assume a 5ª posição geral do ranking;
  • Palmeiras registra o quarto maior resultado anual com 2,1 milhões de seguidores;
  • São Paulo fechou o TOP5 do ano ao acumular mais de 1,6 milhão de novas inscrições;
  • Santos tem terceiro maior crescimento de dezembro impulsionado pela morte de Pelé.

 

Confira o desempenho anual dos clubes monitorados em 2022:

Sobre o desempenho mensal em dezembro/22, os 50 clubes considerados no estudo acumularam um total de 2,1 milhões de seguidores durante o período. Os cinco clubes que mais se destacaram no crescimento mensal de dezembro foram: Flamengo, Corinthians, Santos, Grêmio e Vitória. Juntos, foram responsáveis por cerca de 1,2 milhão de inscrições, ou seja, 57% do total entre todos os 50 clubes no período.

O Flamengo atingiu a marca de 52 milhões de inscrições no combinado de suas plataformas oficiais, novamente um feito inédito entre os clubes nacionais. O clube carioca obteve também o melhor desempenho do último mês do ano ao somar mais de 540 mil novas inscrições no combinado de suas redes oficiais. O TikTok foi o grande responsável por essa marca, na plataforma o Flamengo registrou 300 mil novos seguidores, o que representa 56% do total de suas novas inscrições. O “Rubro-Negro” também teve destaque no Instagram, onde clube conquistou mais de 130 mil novos inscritos. No Facebook e Twitter, o Flamengo também conquistou o maior crescimento entre os clubes, com mais de 100 mil novos seguidores na soma das duas plataformas.

O Corinthians conseguiu o segundo melhor desempenho de dezembro/22 ao registrar 270 mil novas inscrições no acumulado de suas plataformas. Seu melhor resultado foi no Instagram com mais de 130 mil novas inscrições, seguido do TikTok, com a adesão de 100 mil novos seguidores. As duas plataformas juntas representam 77% de todo crescimento do “Timão” no mês. No YouTube, o Corinthians conquistou o primeiro lugar em crescimento ao contabilizar 10 mil novos seguidores na plataforma.

O Santos fecha o pódio mensal ao ocupar o terceiro lugar do ranking de dezembro, impulsionado pela repercussão do falecimento de Pelé nos últimos dias do ano. Foram mais de 180 mil novas inscrições no combinado de suas contas. O clube santista obteve destaque ao figurar entre os maiores crescimentos em quatro das cinco plataformas monitoradas, mas seu melhor desempenho foi no Instagram, com 49% dos seus novos seguidores, ou seja, 90 mil inscritos. No TikTok, o Santos acumulou 50 mil novos seguidores, 27% de todo seu ganho.

O Grêmio ocupou a quarta posição entre os que mais cresceram durante o último mês de 2022 ao atingir a marca de 10 milhões de inscritos no combinado de suas redes sociais. Em dezembro foram pouco mais de 150 mil novas inscrições no combinado de suas plataformas. Apenas sua conta no Instagram registrou 68 mil novos seguidores, 45% do seu ganho total no mês, seguido do TikTok, com 60 mil novos inscrições.

O Vitoria fechou o TOP5 de dezembro ao contabilizar mais de 79 mil novas aquisições no combinado de suas redes oficiais. O clube teve seu melhor desempenho no TikTok, onde acumulou mais de 30 mil novos seguidores, seguido do Facebook, plataforma na qual o clube marcou o segundo lugar em crescimento ao registrar mais de 20 mil novos inscritos. Além disso, o Vitória subiu uma posição no ranking e agora ocupa o 16° lugar.

O Bahia somou aproximadamente 60 mil novas inscrições no combinado de suas plataformas. O clube nordestino atingiu seu melhor desempenho no Instagram com mais de 40 mil novas de inscrições e a marca de 1 milhão de seguidores na plataforma.

Posso ajudar?