Esportes

Flamengo monta equipes de futebol para amputados e rugby

O Flamengo promoveu um evento histórico e emocionante no estádio Antônio Soares de Oliveira: a apresentação de suas equipes de futebol de amputados, rugby (masculino e feminino) e futebol americano – mediante parceria com o São Paulo Storm. A iniciativa inédita contou com ilustres presenças: Professor Tom, Secretário de Esportes do município, e Wilson David dos Santos, atleta olímpico e diretor da pasta.
 
Em 2017, a equipe de futebol de amputados representará o Flamengo de Guarulhos em três expressivas competições: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Paulista – fora os certames amistosos, como os tradicionais “desafios” (jogos de ida e volta em outros estados) e o Torneio Superação. A modalidade, composta por dois tempos de 25 minutos, é disputada por sete atletas – seis na linha e um goleiro. A muleta não pode ser usada de forma intencional, e os jogadores não podem encostar na bola com os membros afetados.
 
Um dos precursores e porta-voz do projeto, o zagueiro Everton Machado Moreno, membro da Associação Bola Pra Frente, exaltou a parceria e deu detalhes sobre o início do time, que surgiu em Mogi das Cruzes, no dia 23 de janeiro de 2015. Atualmente, eles contam com 18 atletas – muitos com passagens pelas equipes de treinamento da Seleção Brasileira.
 
“O Flamengo de Guarulhos abriu as portas para o nosso projeto. E ficamos honrados com a visibilidade que será proporcionada para todos nós. Além de todos os campeonatos já citados, temos o desejo de organizar a Copa Corvo de futebol de amputados, reunindo as principais equipes do Brasil. É uma modalidade que o torcedor se familiarizará com o tempo. Todos estão animados”, sintetizou.
 
A Seleção Brasileira de futebol de amputados é a atual campeã da Copa América foi a terceira colocada do último mundial. O primeiro lugar ficou com a Rússia.

Posso ajudar?